Aniversário dos 89 anos de Dona Teresinha de Jesus: Um brinde à grande mestra!

Fundadora do Instituto e Faculdade Florence fez história em SLZ com importante legado na educação
Graduação | 07/04/2022

Dona Teresinha de Jesus tem uma legião de admiradores. Há os que o prezam mais pela simpatia, outros pela determinação, perspicácia e extrema dedicação ao trabalho, mas, quando a questão é sua alegria de viver, ninguém discute: ela tem muita, para si e para compartilhar. No alto dos seus 89 anos, a mulher que revolucionou o ensino superior em São Luís brinda filhos e netos com lições irrefutáveis, advindas da gama de conhecimentos e experiência que acumulou ao longo de sua trajetória.

A fundadora do Instituto e Faculdade Florence, Instituição que hoje congrega cerca de dois mil alunos, não cumpre mais a jornada de trabalho diária na instituição, rotina que vivenciou durante as últimas décadas, mas ainda acompanha os acontecimentos na Florence. Quem se encarrega de informá-la é a filha caçula, professora Rita Ivana, diretora-geral da Instituição, e outros filhos e netos, que também ocupam cargos importantes na Florence

Uma história de lutas e vitórias

O trabalho acentua o currículo de dona Teresinha. Começou atuando em diversas áreas, até mesmo como gerente de loja de tecidos, na sua amada Sucupira do Norte/MA, mas sempre foi seu sonho fazer a diferença por meio da educação, algo que ela exercitou ao longo de sua vida, iniciando com a ativa participação na educação dos seus filhos. Ainda cedo, Dona Teresinha chegou a comprar uma grande casa, já arquitetando o sonho de construir uma escola, mas acabou tendo que se mudar e os planos ficaram para depois.

Apaixonada pela educação, Dona Teresinha continuou estudando, sendo aprovada no primeiro concurso público do antigo INAMPS, atual Ministério da Saúde, onde trabalhou como atendente do Serviço Médico, função na qual atuou por vários anos, até se aposentar, como servidora pública. E foi exatamente como atendente no antigo posto de saúde pública, PAM-Filipinho, que a homenageada despertou para a importância da área da saúde e de se fazer a diferença, sobretudo na vida dos que mais precisam de assistência, unindo duas paixões: a educação e a saúde.

Essa foi a fase em que despertava para o empreendedorismo: ao lado da sua filha, profa. Rita Ivana, dona Teresinha, persistiu no seu sonho pela educação e abriu um cursinho pré-vestibular e, depois, em 16 de fevereiro de 2000, de forma coletiva, concretamente, assim nasceu o Instituto Florence. Em todo esse percurso, nunca deixou de mencionar e reconhecer o apoio incondicional que teve do seu grande amado: Deus. Mulher devota e de muita fé, agradece suas conquistas a essa força suprema que vem do céu e que a acompanha até hoje.

Em sua trajetória, dona Terezinha pautou a coragem e a capacidade de enxergar além. Uma sonhadora que fez da educação seu lema de vida e uma empreendedora que disseminou em São Luís o anseio por uma educação de qualidade.

Inspiração que perdura

Com palavras fortes e inspiradoras, o legado de dona Teresinha de Jesus aponta para um brilhante trabalho. Em sua trajetória de vida, nossa homenageada lutou incansavelmente e continua a lutar pelas boas causas, pelo bom combate, descrito por Paulo, apóstolo de Cristo, nas Sagradas Escrituras. Tudo isso em busca de uma educação inclusiva e de qualidade, que, efetivamente, faça a revolucionária transformação na vida das pessoas. Um sonho que realiza sonhos de milhares de pessoas. Já foram mais de 25 mil profissionais formados e um impacto sem tamanho em toda a comunidade maranhense.

E é com essa esperança que a Florence segue investindo na educação como o principal fator humano. Um sonho que começou em dona Teresinha e que hoje é o sonho de todos nós e que permanece vivo enquanto suas palavras existirem.

Nesta data festiva, nos unimos em celebração, desejando que nosso Deus continue iluminando seus caminhos, orientando suas decisões e abençoando suas conquistas.