Dia da Contabilidade é celebrado nesta segunda, 25 de abril

A Contabilidade é peça fundamental para a saúde financeira das empresas
Ciências Contábeis | 25/04/2022

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Mesmo em tempos incertos, é a Contabilidade, pela aplicação de suas técnicas, métodos, normas e princípios, que dá vida às pessoas jurídicas, gerando negócios, empregos e renda e controlando a riqueza produzida no país, colaborando na solução dos problemas econômicos e sociais. E para lembrar da importância dessa área profissional, neste domingo, 25 de abril, é celebrado o Dia da Contabilidade.

Origem do Dia da Contabilidade

A data surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de ciências contábeis no Brasil. Contudo, a regulamentação da profissão aconteceu apenas com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, que oficializou as Ciências Contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979. Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista. No entanto, a partir desta data, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Importância da Contabilidade

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o profissional que atua nas Ciências Contábeis tem uma das mais altas taxas de empregabilidade no Brasil: 93,8%.

E não é à toa que este número é alto, afinal é através da Contabilidade, por meio de atividades como o registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo de uma empresa, que é possível assegurar seu controle financeiro.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 11 cursos: Administração Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Clique aqui e veja também os cursos técnicos do Instituto Florence!