Inscreva-se para a VII Jornada Acadêmico-científica de Enfermagem

O evento acontecerá no período de 18 a 20 de maio
Enfermagem | 27/04/2022

O curso de Enfermagem da Faculdade Florence realizará, nos dias 18, 19 e 20 de maio, das 8h às 21h, a VII Jornada Acadêmica Científica de Enfermagem. O evento vai abordar o tema “Inovação e Tecnologia para o cuidado de Enfermagem”. O objetivo da ação é direcionar os acadêmicos quanto ao cenário atual do trabalho da Enfermagem e ao uso da Tecnologia e Inovação para o cuidado. Na oportunidade, também ocorrerá a cerimônia do jaleco do curso. Com carga horária de 30h, a inscrição é dividida por lotes e pode ser realizada clicando aqui. O evento acontecerá na Faculdade Florence.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Larissa Nogueira, comenta a importância do evento para os alunos da Florence. “As inovações no processo de cuidar tem Florence Nightingale como precursora e as demais teoristas como coadjuvantes de uma história científica e tecnológica em construção. Dessa forma, no atual cenário de trabalho da Enfermagem, faz-se necessária a capacitação dos profissionais e principalmente o direcionamento de acadêmicos da área, uma vez que as perspectivas para o futuro englobam a adoção de novas tecnologias no cuidado à saúde, principalmente em um contexto pós-pandemia”, conta.

Apresentação de trabalhos

Durante o evento, haverá espaço para os alunos que apresentarem seus trabalhos na em forma de banner. As regras para submissão de pesquisas ainda serão divulgadas pela organização do evento.

Programação da Jornada

A programação conta com diversas palestras e a presença de profissionais renomados. Durante a jornada, os interessados poderão se inscrever nos diversos minicursos ofertados com carga horária de 6 horas. Para participar dos minicursos é OBRIGATÓRIA a participação na Jornada Acadêmico-científica de Enfermagem. Inscrições apenas nos minicursos serão indeferidas.

Confira a programação completa:

18 de maio (Quarta-feira)

8h – Credenciamento

9h30 – Solenidade de Abertura

10h – Palestra Magna: Inovações Tecnológicas para a prática profissional e na formação acadêmica.

Palestrante: Enfermeira Widlani Sousa Montenegro

14h às 17h30 – Cerimônia do Jaleco

19h – Tecnologia e empregabilidade: as competências do profissional do futuro

Palestrante: Enfermeira Francisca Noronha

20h Gestão do cuidado: Soluções digitais e orientadas a dados

Palestrante: Enfermeira Paloma Reis

19 de maio (Quinta-feira)

8h30 – Mesa-redonda: Inovações no cuidado de Enfermagem

Mediador: Rosana Martins Coutinho

A inclusão da laserterapia na assistência de Enfermagem – Enfermeira Rayane Rabelo

Aromaterapia nos cuidados de enfermagem – Enfermeiro Josan Alcantara

9h30 – Intervalo

10h – Mesa-Redonda: Inovações no cuidado de Enfermagem

Mediador:

Inovações e tecnologias no cuidado ao paciente cirúrgico

Inovações e tecnologias no cuidado ao paciente crítico

14h às 17h30 Apresentação de Trabalho (Banner)

19h – Empreendedorismo na Saúde

Palestrante: Halbert Ferreira Andrade

20h – Mesa-Redonda:

Capacitismo e o atendimento obstétrico: inovação no cuidado à pessoa com deficiência Mediadora: Ana Maria Marques Ribeiro e Silva

Louize Oliveira – Professora de Libras, ativista SURDA, membro coletivo de Mulheres deficientes do Maranhão e assessora da Associação dos Surdos do Maranhão.

Enfermeira Ayzyane Pessoa

20 de maio (Sexta-feira) – MINICURSOS

8h30 Implantação de Cateter Central de Inserção Periférica – PICC (teórico)

Palestrante: Enfermeira Agatha Sampaio