Florence adere ao Maio Amarelo e incentiva a segurança e o respeito no trânsito

Instituição apoia a campanha que objetiva reduzir acidentes de trânsito
Fisioterapia | 02/05/2022

A campanha Maio Amarelo visa conscientizar a população para a prevenção aos acidentes de trânsito e a Faculdade Florence apoia a iniciativa, chamando a atenção da comunidade acadêmica e ludovicense para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A marca da iniciativa, o laço na cor amarela, simboliza a atenção que deve acompanhar os condutores no trânsito.

O tema definido pela campanha para o ano de 2022 é “Juntos salvamos vidas”. A iniciativa deste ano pretende fazer as pessoas refletirem sobre as suas condutas no trânsito, ao sair de casa, todos temos que nos proteger e, com isso, estamos salvando vidas, a nossa e a de quem cruza nosso caminho. Exatamente porque o contrário é verdadeiro: caso alguém desrespeite as regras, coloca a sua vida em risco e também a vida de quem divide a rua ou a estrada com você. Por isso, ao transitar, devemos lembrar o nosso poder de salvar vidas e colocar respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas nos deslocamentos diários.

Dados

De acordo com dados do Relatório Anual do DPVAT em 2021, o trânsito brasileiro apresenta uma situação preocupante. No ano passado, foram pagas 310.710 indenizações, sendo os motoristas as principais vítimas. Do total de indenizações, 41% foram destinados a passageiros e pedestres, que se acidentaram ou morreram por acidentes envolvendo carros, motos, ônibus ou caminhões em ruas, estradas e rodovias do país.

Sequelas causadas por acidentes

A professora do curso de Fisioterapia da Florence Denise Pessoa explica que os acidentes provocados no trânsito implicam diretamente em sequelas relevantes para as vítimas. Fisicamente, os acidentes podem causar: fraturas expostas graves com riscos de infecções; traumas da coluna vertebral com riscos importantes para lesões medulares e consequente perda da movimentação dos membros; e problemas ortopédicos comuns que podem ser ocasionados pelo período de internação ou pelo dano estrutural promovido nos acidentes.

“Isso implica diretamente na função do acidentado como, por exemplo, as rigidezes articulares, artroses, tendinites e perdas de força muscular consideráveis. Além disso, outros problemas são percebidos a longo prazo como medo, ansiedade e depressão”, completa a docente.

Papel dos fisioterapeutas na recuperação de acidentados

A docente da Florence ressalta a importância dos fisioterapeutas serem inseridos em todo o processo de recuperação de acidentados no ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

“A assistência fisioterapêutica inicia-se desde a internação hospitalar. Fazendo-se necessário para a garantia de uma boa capacidade cardiorrespiratória. Assim, a assistência fisioterapêutica inicia-se desde a internação hospitalar. Fazendo-se necessário para a garantia de uma boa capacidade cardiorrespiratória do paciente politraumatizado e, ainda, contribuem para que as sequelas, que já são esperadas, sejam consideravelmente reduzidas para dar possibilidade de melhor recuperação física após a alta hospitalar. a profa. Denise Pessoa.

Outro aspecto importante de fisioterapeutas inseridos nesse contexto está na reabilitação física, uma vez que os pacientes que se envolveram em acidentes de trânsito muitas vezes apresentam inibições musculares importantes e prejudiciais, comprometendo drasticamente o retorno às atividades normais da vida cotidiana ou no trabalho.

Colabore para um trânsito mais seguro:

Não use o celular enquanto dirige: a distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante;

Respeite as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência, a gentileza melhora a convivência no trânsito;

Não ande na contramão, respeite a sinalização;

Motociclistas devem estar sempre de capacete no trânsito;

Respeite os limites de velocidade;

Todos os ocupantes de carros, ônibus e outros veículos de transporte coletivo devem usar o cinto de segurança quando disponível;

Pedestre deve ser sempre respeitado;

Não dirija sob o efeito de álcool ou qualquer outra droga que altere o estado de consciência ou reduza os reflexos e a atenção no trânsito;

Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Descanse antes de pegar a estrada.

Estude Fisioterapia na Florence!

Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com diversos benefícios*.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2. Inscreva-se agora mesmo aqui.

*Saiba mais aqui!