LABUCO promove procedimento de cirurgia de tratamento de cisto maxilar

O procedimento consiste na reposição superior da maxila
Odontologia | 04/05/2022

A LABUCO, Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, do curso de Odontologia da Faculdade Florence realizou, na última quinta-feira (28), uma cirurgia ao vivo de tratamento de cisto maxilar realizada pelo professor Petrus Levid. O cisto dos maxilares pode ser definido como uma cavidade patológica revestida por uma cápsula, de natureza conjuntivo epitelial, de conteúdo líquido ou semilíquido, que ocorre no osso da maxila ou mandíbula causando-lhes perdas ósseas, proporcionais ao período de evolução da lesão. O aparecimento dos cistos pode provavelmente estar ligado aos restos epiteliais que permanecem neste complexo, durante o processo da formação dentária e ao longo das linhas de fusão dos ossos maxilares na embriogênese.

No primeiro momento, os alunos participaram de uma aula teórica em preparação para a cirurgia, logo após, os alunos puderam acompanhar on-line e presencialmente o procedimento cirúrgico com a utilização de técnicas como: Marsupialização – técnica que transforma o cisto em cavidade acessória à boca através da remoção de porções iguais de tecido gengival, tecido ósseo e da cápsula cística, visando a reparação por segunda intenção.

Viviane Coelho, presidente da LABUCO, conta que o evento visa capacitar os alunos para que eles saiam cada vez mais preparados da graduação. “Sabemos da importância de ter esse tipo de experiência ainda no curso, tivemos alunos cursando a partir do segundo período, então, desde cedo eles puderam ter contato com essa cirurgia, sendo uma oportunidade única para todos”, diz.

Manuella Gomes, vice-presidenta da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial conta que esse é só o começo de outras atividades que ainda serão realizadas. “Foi uma experiência totalmente enriquecedora para todos nós que estivemos presentes. E este é o propósito da LABUCO, trazer experiências e conhecimentos práticos e teóricos, compilando esses dois propósitos”, afirma.

O prof. Petrus Levid conta que a experiência compilou tecnologia e conhecimento. “Estamos muito felizes em proporcionar essa experiência ao meio acadêmico e aos alunos que tiveram participando, e tiveram a possibilidade de interagir ao vivo com o paciente, olhar clinicamente todo o passo a passo do procedimento, ou seja, a associação de saúde com tecnologia”, explica.

Sobre a Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (LABUCO)

“O objetivo maior da LABUCO é agregar conhecimento de toda forma possível para os nossos discentes e aprimorar ainda mais sua criatividade, desenvoltura e sabedoria enquanto profissional da saúde, por isso compartilhamos conteúdo teórico e prático para serem profissionais humanizados para lidar com a área de cirurgia”, ressaltou a estudante Viviane Coelho, presidenta da LABUCO.

Para participar da seleção da LABUCO, os membros da liga disponibilizam um link de inscrições por meio do Instagram @labucoifes, depois o aluno passa por uma entrevista com o professor coordenador, presidente e a vice-presidente da liga. São pré-requisitos da seleção a aprovação nas disciplinas de Cirurgia I, Anatomia Cabeça e Pescoço, Terapêutica e Anestesiologia.

Os ligantes têm acesso a diversas atividades promovidas pela liga, dentre elas: aulas extras, hands on, observação de cirurgias extraclasse e eventos acadêmicos. Além disso, a LABUCO tem o projeto “Adote Um Aluno”, no qual os estudantes do 1º ao 4º período poderão ingressar para a liga como um “aspirante” e terão acesso às palestras e eventos com o intuito de despertar ainda mais o interesse neles pela cirurgia.

Apesar de ser uma liga acadêmica da Faculdade Florence, todo aluno de qualquer instituição de ensino pode ter acesso aos conteúdos da LABUCO através do Instagram @labucoifes. “Queremos desmitificar e agregar conhecimento na vida de todos aqueles que se interessarem pela área de cirurgia”, disse a estudante Viviane Coelho;

Estude Odontologia na Florence

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da sua conclusão. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso, é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do Governo do Estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.1. Inscreva-se agora mesmo!