Data conscientiza a população sobre a higienização das mãos

A OMS marcou a data 05 de maio como sendo o Dia Mundial de Higienização das Mãos
Enfermagem | 05/05/2022

O dia mundial de higiene das mãos, comemorado todos os anos em 5 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

A docente do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, Rosana Martins, explica que higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. “A higienização das mãos é uma medida simples e individual para prevenir a propagação das infecções que estão relacionada a saúde. Assim, sua importância se dá devido a prevenção e redução de possíveis infecções cruzadas”, comenta.

A profa. Rosana Martins recomenda a higienização das mãos seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Ela reforça que a correta higienização das mãos é um hábito que promove a saúde. “Higienizar as mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis, ampliando a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral”, conta.

Correta higienização das mãos

A professora Rosana explica como higienizar as mãos. “A correta higienização das mãos ajuda a salvar vidas. Desta forma temos alguns passos que devem ser seguidos:

1. Molhe as mãos com água e sabão.
  2. Aplique nas mãos quantidade suficiente de sabão ou álcool.
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
  7. Esfregue o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda fazendo movimento circular e vice-versa.
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágue bem as mãos com água.
  11. Seque as mãos com papel toalha descartável”, explica.

A OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Os efeitos benéficos da higienização das mãos também são válidos para outros cenários, principalmente aqueles com grande circulação de pessoas como escolas e creches, por exemplo.

A prof.  Rosana ainda explica que os enfermeiro(a)s são essenciais na promoção da higienização das mãos. “A equipe de enfermagem está envolvida em diversas atividades que envolve o paciente e o contato com outros profissionais. Desta forma, deve promover a orientação da maneira correta da higienização das mãos, assim como a orientação dos momentos em que se deve realizar. Além disso, deve sempre executar a higienização das mãos quando entrar em contato com o paciente e no atendimento de um paciente para o outro”, finaliza.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!