Faculdade Florence homenageia mulher que virou referência na Enfermagem

A enfermeira inglesa Florence Nightingale é considerada fundadora da Enfermagem moderna
Datas Comemorativas | 12/05/2022

Doze de maio é o Dia Internacional do Enfermeiro(a) em homenagem ao nascimento da mulher considerada fundadora da Enfermagem moderna. Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, ela se tornou enfermeira (profissão normalmente exercida por freiras).

Ela se destacou por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para o front da Guerra da Crimeia (1853-1856), onde tratavam dos soldados feridos. Depois, na volta a seu país natal, também desenvolveu grandes esforços para melhorar as condições de tratamentos médicos dados a pobres e indigentes.

Atuação no Front

Ela não enfrentou uma pandemia, mas conheceu a linha de frente de uma guerra. A enfermeira inglesa Florence Nightingale socorreu os soldados britânicos na Guerra da Crimeia, no século 19.Naquela rotina sangrenta, ao lado de sua inseparável lamparina, ela observou que os soldados morriam mais de infecções do que dos ferimentos. O ambiente era muito sujo. Florence, então, mandou a tropa cuidar da tal da “higiene”, palavra incomum na época. A limpeza do lugar e das pessoas era vital. Ela salvou tantas vidas que aquela guerra não teve um herói, mas uma heroína, coisa rara, e passou a ser a maior defensora do que tanto se repete agora: lavar as mãos sempre que possível, e direito.

Além disso, foi ela quem lutou para dar à atividade um caráter profissional, fundando a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que depois receberia seu nome. Lá foram lançadas as bases do ensino de Enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.

Tempos depois, foi ela que ficou doente. Mesmo de cama, num isolamento forçado, Florence continuou produtiva. Escreveu um livro que virou referência mundial na área da saúde. Morreu, aos 90 anos, de complicações de uma infecção.

Um legado que dura mais de dois séculos

Lembrar a história da “mãe da Enfermagem” é homenagear todas as enfermeiras e enfermeiros. O sobrenome de Florence batiza nossa Instituição de Ensino. Uma homenagem àqueles que mudam a vida de tanta gente.

Todo o legado de Florence se mistura com a história da Faculdade e do Instituto Florence, que carregam essa história, com muito orgulho, em seu peito e em seu nome. Que o legado de Florence Nightingale possa continuar servindo de motivação e inspiração para todos nós.