Dia do Estudante de Direito é celebrado nesta quinta-feira (19)

Dia do Estudante de Direito é celebrado nesta quinta-feira (19)

A data homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para a defesa da justiça
Direito | 19/05/2022
Compartilhe :

Ser um estudante de Direito é algo desejado por muitos brasileiros que pensam em ingressar no ensino superior. Prova disso é que, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Quero Educação, essa é a graduação que mais atrai pessoas para a realização do vestibular e da matrícula em nosso país.

Uma explicação lógica para isso é o grande leque de opções que se abre para um bacharel em Direito. Além de prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogar, também é possível usar o diploma para participar de diversos concursos públicos relacionados à área jurídica.

No dia 19 de maio é celebrado o Dia do Estudante de Direito. A data homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para exercer profissões relacionadas com a defesa da justiça, sejam advogados, juízes, desembargadores e etc. A data também celebra os defensores públicos que garantem a defesa das pessoas que não têm dinheiro para pagar os serviços de um advogado particular, por exemplo

Estudante de Direito da Faculdade Florence, Augusto Neto.

“O direito é fundamental para nossas vidas enquanto membros de uma sociedade, ideia esta muito bem difundida no brocardo jurídico “ubi societa, ibi jus”, ou seja, onde há sociedade existe também o direito. De maneira subjetiva, considero que para mantermos a boa convivência e uma humanidade pautada em igualdade, fraternidade e liberdade, o direito se encontra necessário, entretanto, não o direito excessivamente ou exclusivamente positivista, muito menos moralista, mas sim, um direito pautado na ponderação de ambos, havendo um entendimento do direito e da moral. É necessário haver leis e princípios para nos guiarmos, evitando a proliferação de um estado de natureza, onde o lobo é o lobo do homem, como bem expressa em suas ideias o grande pensador Thomás hobbes. É necessário haver uma comunicação do fato, valor e norma para sempre haver o mínimo de dignidade para o homem e o direito há um devido processo legal. Mas em se tratando de uma visão panorâmica e menos científica, o direito é apaixonante, entender as mecânicas sociais e as desenvolturas de uma norma, os princípios basilares que regem todo o nosso ordenamento jurídico e vários outros apontamentos que poderia fazer aqui são apenas uma pequena gota neste mar chamado direito, e diga-se de passagem, um mar apaixonante”, fala o aluno de direito da Faculdade Florence, Augusto Neto.

Ele conta que a escolha do curso se deu por diversos fatores. “O primeiro é que sempre fui um apaixonado pela liturgia e as formalidades no ambiente jurídico, como por exemplo: os tribunais de júri, as discussões no supremo tribunal federal, as formalidades das vestimentas e dentre varias outras coisas. O segundo motivo foi a minha família, onde obtive grande apreço pelo direito vendo meu pai desenvolver e me mostrar o qual apaixonante é a carreira jurídica. Poderia citar aqui vários caminhos que poderiam ser o principal para trilhar o direito, porém, sem dúvidas a influência de meu pai foi a principal”, explica.

Qual é a origem do dia?

A escolha da data é uma homenagem à figura de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartin), considerado pela Igreja Católica o “advogado dos pobres” ou o “padroeiro dos advogados”, bem como todos os acadêmicos de Direito do Brasil que contam com uma grande vontade de questionar, aprender e discutir, e vislumbram que a Justiça nunca está fora de alcance.

Santo Ivo viveu de 1253 a 1303 e estudou Direito Civil em Paris. De acordo com a história, ele praticou a advocacia de maneira brilhante, tanto na corte eclesiástica quanto na civil. Em 1284, ingressou no sacerdócio e construiu um hospital para os pobres.

A lenda conta que, durante toda a sua vida, Santo Ivo atuou em ação social e sempre esteve à disposição para auxiliar e dividir os seus bens e conhecimentos com quem precisava, por isso ficou conhecido como defensor de pobres, viúvas e órfãos.

Ele faleceu em 19 de maio de 1303, na França, sendo Doutor em diferentes áreas, como Direito, Teologia, Filosofia e Letras, e considerado defensor dos menos endinheirados contra as pessoas mais poderosas. Por isso, o Dia do Estudante de Direito é comemorado nessa data.

O discente Augusto deixa sua mensagem para todos os estudantes de Direito. “Primeiramente vocês fizeram uma escolha perfeita , modéstia à parte, e que sejamos estudantes e profissionais capacitados, com compromisso com a nossa causa. Buscar sempre atuar com empatia, imparcialidade e levando sempre em consideração os bons princípios basilares do direito”, finaliza.

Veja algumas informações sobre o curso de Direito da Florence

Com conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito da Florence é responsável por qualificar profissionais que dominam a teoria e a técnica de forma habilidosa.

Além disso, por meio do Núcleo de Prática Jurídica, os estudantes de Direito têm a oportunidade de acompanhar as rotinas inesperadas da profissão.

Na Florence, o curso de Direito tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Ele pode ser cursado nos períodos matutino ou noturno.

Veja algumas vantagens que só o estudante de Direito da Florence tem

Há vantagens que só os estudantes de Direito daFlorence têm acesso. Observe, a seguir, as principais:

– atuação prática no Núcleo de Prática Jurídica e Juizado Especial;

– preparação para provas como OAB, Enade e concursos públicos;

– parceria com todos os órgãos públicosi;

– matriz curricular inovadora;

– corpo docente altamente qualificado;

– preparação para carreira jurídica internacional; e

– alto índice de aprovação no exame da OAB.

Ser um estudante de Direito da Florence é bastante vantajoso! Por isso, não perca essa oportunidade e abra muitas portas para um futuro profissional promissor.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre a nossa graduação em Direito. Temos a certeza de que você gostará muito do curso.

 

Notícias Relacionadas