Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence participa de programa na TV Mirante

Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence participa de programa na TV Mirante

Licença paternidade foi o tema da entrevista
Direito | 30/05/2022
Compartilhe :

A licença paternidade é um benefício concedido ao pai de uma criança que acabou de nascer. Isso, para que o pai possa ter sua presença garantida nos primeiros dias que sucedem o parto da mulher, além de cuidar e se adaptar à nova realidade com um filho. Foi sobre esse assunto que o advogado e Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence, Pérsio Matos, abordou no quadro “Seu Direito”, da Tv Mirante. O professor abordou o tema “Licença paternidade” durante o jornal, que foi exibido na emissora no dia 17 de maio.

Durante a entrevista, o professor explicou que todos os pais têm direito a esse benefício. “A lei prevê a licença maternidade aos pais e a princípio não há distinção em relação aos pais e ele tem esse direito a durante esse período, para ficar com o seu filho durante esses primeiros dias, em que esposa também precisa desse amparo. Então a lei prevê essa falta ao trabalho, sem que seja prejudicado a sua remuneração”, explicou.

Pérsio Matos também aproveitou para ressaltar que pais adotivos também podem reivindicar esse direito. “A lei especifica também a situação dos filhos adotivos, não só a adoção especificamente, como também a guarda municipal para fins de adoção, são situações que dão direito ao afastamento do trabalho sem prejuízo da remuneração. A diferença é que existem prazos diferentes para a mãe e o pai quando vamos falar de auxílio maternidade”, arrematou.

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui!

 

Notícias Relacionadas