Curso de Enfermagem promove bate-papo sobre temas diversos em clínica de São Luís

A ação contou com a participação da professora Kelly Portela
Enfermagem | 07/06/2022

Os alunos do terceiro período do curso de Enfermagem da Faculdade Florence promoveram um bate-papo com foco nos temas: hipertensão arterial, diabetes mellitus e doação de sangue para pacientes na Policlínica do Vinhais.

O evento teve como palestrante os próprios alunos com a orientação da professora Kelly Portela. A finalidade da ação foi chamar a atenção dos pacientes do local para a prevenção das doenças em questão.Durante o encontro, os participantes realizaram perguntas e contaram experiências e histórias sobre o tema.

O profissional de enfermagem é o responsável pela prevenção, pelo cuidado e pela manutenção da saúde. Em uma equipe multidisciplinar, ele é o profissional de saúde mais próximo do paciente. Daí a sua importância em esclarecer dúvidas e prestar informações ao paciente. O enfermeiro também desempenha o papel de educar e orientar a população, dentro ou fora do ambiente hospitalar. A ação contribuiu para que os discentes do curso de enfermagem da Florence já compreendam e vivenciem esse papel na prática.

Sobre o tema

A hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus têm uma relação muitas vezes ignorada pela maioria da população. Ambas possuem em comum a origem, alguns aspectos e fatores de risco (como a obesidade), tratamentos não medicamentosos (mudanças de hábitos, alimentação saudável e prática de atividades físicas), complicações e, inclusive, a ausência quase completa de sintomas.

Uma pessoa que sofre de diabetes tem mais chances de desenvolver pressão alta ao longo da vida. Isso ocorre porque, devido ao acúmulo de glicose no sangue, as artérias se enrijecem, causando o aumento da pressão arterial.

Além disso, quando associadas, as duas doenças se transformam em um grande fator de risco para o surgimento de problemas cardiovasculares, principalmente o infarto do miocárdio (ou ataque cardíaco). Por isso, é fundamental que os diabéticos cuidem tanto dos níveis de glicose quanto de sua pressão arterial, evitando complicações futuras.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso t erá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!