Junho Vermelho: campanha alerta para importância da doação de sangue

Junho Vermelho: campanha alerta para importância da doação de sangue

No Brasil, apenas 1,6% da população se mobiliza frequentemente para doar sangue
Enfermagem | 08/06/2022
Compartilhe :

Quem precisa de sangue depende da generosidade da população. Isso porque não existe nenhum medicamento que substitua a doação ou uma forma de fabricar sangue. Por isso, foi criada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, um ato de amor que salva vidas.

Junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil. Esse é um dos motivos da campanha ser realizada neste mês.

No Brasil, 16 pessoas a cada mil habitantes são doadoras de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o índice ideal de doadores de um país é de 3% a 5%. A consequência disso são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.

profa. Luciane Sousa

“A doação de sangue tem importância social, uma única doação pode salvar até 4 vidas. Sem doadores não há banco de sangue, o que traz consequências tristes e perigosas para nosso estado, comprometendo a saúde dos que precisam de transfusão”, enfatiza a docente de Enfermagem da Faculdade Florence e coordenadora do Núcleo de gestão da qualidade e segurança do paciente da Hemomar, Luciane Sousa.

É o que também aponta o Ministério da Saúde. O órgão estima, em números ainda não consolidados, que, no ano passado, o medo da doença que, no Brasil, matou 450 mil pessoas até o final do mês de maio, pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.

Por esse motivo, a Florence reforça a importância da doação de sangue, visando não só aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue para que o ato aconteça durante todo o ano.

Como doar sangue 

Quem desejar doar sangue em São Luís pode se dirigir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, localizado no bairro Jordoa. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 18 h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A profa. Luciane Sousa explica como ser um doador. “É necessário se enquadrar nos requisitos básicos: apresentar um documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, dormir bem nas últimas 24h, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter se exposto a situação de risco”, conta.

Pessoas que apresentem febre, gripe ou resfriado, diarreia recente ou outras condições momentâneas não poderão doar. É preciso também que o indivíduo esteja bem alimentado, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da doação, e tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Profa. Luciane Sousa deixa um convite a toda a comunidade acadêmica. “Decidam-se a serem doadores, a realizar esse ato de amor, de ajuda ao próximo. É um ato simples, mas que salva vidas. Venha participar desse grupo de doadores que doam amor. Estamos de portas abertas na Hemomar, de segunda a sábado, para receber você e sua família, para fazerem parte do grupo de doadores do Maranhão”, finaliza.

Doe sangue e salve vidas! 

 

Notícias Relacionadas