Semana da Enfermagem: evento do COREN-MA debate o avanço e conquistas dos profissionais

Evento organizado pelo COREN-MA proporciona troca de experiências entre alunos e profissionais
Enfermagem | 04/07/2022

Nos dias 04, 05 e 06 de julho, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) promoverá uma série de atividades em alusão à Semana da Enfermagem. O tema do evento é “Avanços e conquistas no exercício profissional da Enfermagem”. A programação ocorre inteiramente no Espaço Residencial, Olho D’Água. As inscrições podem ser realizadas no local.

O principal objetivo dos encontros é, por meio de atividades científicas, integrar alunos, professores e enfermeiros para a troca de experiências e novos saberes. Dentre os convidados, estão representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), profissionais da área da saúde, professores e alunos concludentes.

Sobre o tema

Com a mobilização urgente dos profissionais da saúde nos últimos anos, a população geral passou a se atentar, tardiamente, aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem como peças fundamentais para uma sociedade funcional, equilibrada e bem acolhida. Agora, olha-se com mais cuidado e atenção para as lutas travadas pela categoria. No Brasil, são mais de 2,5 milhões de profissionais da área.

Entre palestras e cursos, a categoria debate a profissão, para alinhar as perspectivas para o futuro e definir estratégias para melhorar as condições de saúde e da população em geral. Com isso, como forma de levar oportunidade de conhecimento ao profissional da enfermagem é o Conselho de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) realiza a Semana da Enfermagem.

Dia 04 de julho

13h Credenciamento

14h às 17h – Minicurso

Boas Práticas na Administração de Medicamentos em Enfermagem

14h às 15h30 – A Enfermagem e a oratória

19h30 – Abertura

20h às 21h – Palestra Magna: O perfil atual do profissional de enfermagem e sua percepção sobre a profissão (Enf. Raphael Marinho)

21h – Coquetel de encerramento

Dia 05 de julho

14h Apresentação de trabalhos científicos

14h às 17h O técnico de enfermagem e a sala de vacina.

14h às 17h Oficina de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem

Enf. Érica Louise de Souza Fernandes

(Integrante da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo)

14h às 17h Oficina – Cuidados de Enfermagem ao Recém Nascido em situação de PCR
(Enf. Márcia Fernada/ Enf. Camila Melo)

19h30 Palestra – Novas resoluções do COFEN

(Enf. Marina Barros – Coordenadora de Fiscalização do COREN)

20h30 – Aplicabilidade das seis metas de Segurança do Paciente

(Enf, Natalie Neves)

21h30 – Coffe Break

Dia 06 de julho

14h Apresentação de trabalhos científicos

14h às 17h Oficina ECG

(Enf. Elton Chaves)

14h às 17h Oficina – Manejo do Aleitamento Materno

(Enf. Kelma Lucena)

19h30 – Manejo da Atonia Uterina

(Enf. Me. Marnete Diniz)

20h30  -Lições que aprendemos com a Pandemia.

(Enf. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha – Membro da Comissão de Práticas Avançadas de Enfermagem do COFEN e convidados)

21h30 – Premiação dos Trabalhos Científicos

22h – Buffet e apresentação cultural

Serviço