Hemomar em parceria com a Faculdade Florence realiza Semana do Doador

Hemomar em parceria com a Faculdade Florence realiza Semana do Doador

A ação aconteceu no Arraial do Ipem
Enfermagem | 06/07/2022
Compartilhe :

Aproveitando o clima das festividades juninas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou em parceria com a Faculdade Florence a Semana do Doador que contou com a participação de docentes e discentes do curso de Enfermagem. A iniciativa tinha o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade para a doação de sangue, considerando o baixo estoque da unidade. A ação aconteceu no Arraial do Cohajap.

O curso de enfermagem realizou a entrega de material informativo e na oportunidade, realizou a conscientização da comunidade presente sobre a importância da doação voluntária.

A profa. do curso de enfermagem e coordenadora do Núcleo de gestão da qualidade e segurança do paciente da Hemomar, Luciane Sousa, conta a importância da ação. “Estamos aqui promovendo essa conscientização, a importância da doação de sangue, essa doação que salva vidas. Uma única doação pode salvar até 4 vidas. Sem doadores não há banco de sangue, o que traz consequências tristes e perigosas para nosso estado, comprometendo a saúde dos que precisam de transfusão”, enfatiza a docente.

Como doar sangue 

Quem desejar doar sangue em São Luís pode se dirigir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, localizado no bairro Jordoa. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 18 h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A profa. Luciane Sousa explica como ser um doador. “É necessário se enquadrar nos requisitos básicos: apresentar um documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, dormir bem nas últimas 24h, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter se exposto a situação de risco”, conta.

Doe sangue e salve vidas! 

Notícias Relacionadas