Alunos do curso técnico de enfermagem realizaram seminário sobre Suporte Básico de Vida

Foi uma vivência prática de vasto aprendizado para os discentes
Técnico em Enfermagem | 12/07/2022

O seminário teórico prático sobre Suporte Básico de Vida teve o objetivo de colocar o aluno em situações de experiência prática com outro tipo de público e fazer com que esse aluno quebre alguns paradigmas que podem atrapalhar o seu desempenho no mercado de trabalho.

A abordagem do seminário foi teórico-prático, com elaboração de banners para melhor visibilidade do público, e por fim, a parte prática executada pelos alunos.

No seminário os discentes foram divididos em equipes com temas específicos onde tiveram que se aprofundar no conteúdo e criaram possibilidades dentro de seu tema que atraíram a atenção do seu público.

O professor Ernandes Mendes, coordenador do curso técnico de Enfermagem do Florence, falou sobre a importância do evento realizado. “Essa atividade foi muito significativa para a Instituição Florence, docentes e discentes. O foco sempre será os nossos alunos, tudo que fazemos é para que eles consigam agregar valores em suas vidas. E quando conseguimos esse objetivo, temos a sensação que o dever está sendo cumprido, e isso nos proporciona uma alegria muito grande”, conta.

Prof. Ernandes ainda comentou que a dinâmica foi muito proveitosa. A partir dela os alunos tiveram experiências que irão ajudá-los imensamente quando estiverem trabalhando profissionalmente.

Sobre o Suporte Básico de Vida

O Suporte Básico de Vida (SBV) é a base para salvar vidas em uma PCR e sua efetividade depende da implantação de uma sequência de ações conhecida como “cadeia de sobrevivência”, que incluem: reconhecimento da PCR e acionamento do serviço médico de emergência, ressuscitação cardiopulmonar imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida eficaz e cuidados pós-PCR adequados.

De modo geral, os casos de urgência e emergência são atendidos nos serviços hospitalares e nas unidades de pronto atendimento, entretanto a UBS é o serviço de saúde mais próximo do domicílio do paciente e onde este possui vínculo. Assim, os serviços de saúde devem estar preparados e as equipes capacitadas para diagnosticar precocemente os casos graves, como PCR, iniciando imediatamente as manobras de SBV.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!