Dia Nacional da Farmácia é celebrado nesta sexta-feira (05)

A data homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para o cuidado à saúde
Farmácia | 05/08/2022

Após as consultas médicas é comum que, de posse da receita, procuremos uma farmácia para comprar o medicamento prescrito pelo médico. A partir disso, não temos a dimensão da importância da farmácia e dos farmacêuticos. No dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Farmácia.

Por volta do século X, com as boticas ou apotecas, as atividades relacionadas ao âmbito farmacêutico tiveram origem, pois conhecer e curar doenças era a função de um boticário, além de serem responsáveis por produzir e armazenar medicamentos, cumprindo uma série de requisitos.

Prof. Carlos Toledo

O professor do curso de Farmácia da Florence, Carlos Toledo ressalta que o setor farmacêutico, vital para a nossa sociedade, está entre aqueles de maior crescimento no mercado brasileiro. A cada dia novas farmácias e drogarias são abertas em nossas cidades com propostas inovadoras de produtos e serviços a serem oferecidos aos consumidores.

“No dia em que se comemora o Dia Nacional da Farmácia, devemos lembrar que este local que muito sofreu alterações ao longo do tempo, atualmente tem seu reconhecimento legal como estabelecimento de saúde onde o Farmacêutico destaca-se como protagonista único e apto a assumir a responsabilidade técnica e desenvolvimento de práticas de cuidados  diretamente dirigidos ao paciente, família e sociedade”, explica o prof. Carlos Toledo.

Importância da atuação

Conforme conta o professor Carlos Toledo, o farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo, contudo, vai além, pois, o farmacêutico é o profissional do cuidado, o profissional do carinho. “Atuando na Farmácia, o Farmacêutico tem condições de estabelecer um diálogo com outros profissionais da saúde fornecendo informações relevantes sobre: condições clínicas do paciente, falhas na farmacoterapia, orientações técnicas sobre medicamentos, uso correto, armazenamento, descarte, ou seja, intervenções essenciais que colaboram com a atuação de outros profissionais da saúde”, conta.

Segundo o prof. Carlos Toledo, a Farmácia tem uma ampla possibilidade de atuação como: administração farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, farmácia clínica, farmácia hospitalar, farmácia industrial, fitoterapia, vigilância sanitária, e várias outras. “Vale lembrar que as Farmácias ainda continuam sendo a maior taxa de ocupação de Farmacêuticos empregados no Brasil onde atualmente este mercado tem exigido do trabalhador: respeito às diferenças, facilidade em lidar com as novas tecnologias, boa comunicação além de habilidades administrativas e clínicas para o bom desenvolvimento de suas atividades. Outra promissora oportunidade de desenvolvimento de carreira é o empreendedorismo farmacêutico onde cada vez mais tem trazido possibilidades de retorno financeiro além de gerar empregos diretos e contribuir para a promoção da saúde”, explica.

O professor finaliza deixando uma mensagem para os alunos do curso de Farmácia da Florence. “Gostaria de deixar a mensagem para que  desde cedo, ainda na graduação, nosso aluno busque ampliar seus conhecimentos, melhorar o seu networking, consolidando sua carreira em uma área específica a fim de diferenciar-se no mercado de trabalho e que estabeleça em sua trajetória uma educação permanente para tornar-se referência no âmbito de sua atuação e para que cada vez mais busque as melhores oportunidades de trabalho” conclui.

Datas importantes

A profissão foi regulamentada no Brasil em 1831. No ano seguinte, o primeiro curso de Farmácia foi criado, no Rio de Janeiro. A partir do ano de 1950, a população passou a ter serviços de farmácia e de qualificação do profissional farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia foi criado em 1961 com o objetivo de inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.

É importante enaltecer todos os profissionais farmacêuticos, que, mais do que remédios, manipulam vidas e são importantíssimos para a saúde do nosso país. Nossa gratidão a todos esses!

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.2! Esta é a sua chance de estudar Farmácia numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Então, para garantir que você será um dos primeiros a saber de todas as novidades que a Florence está preparando para o próximo semestre, veja como se cadastrar aqui e fique por dentro!