Florence adere ao Agosto Dourado e conscientiza a população sobre a importância do aleitamento materno

Florence adere ao Agosto Dourado e conscientiza a população sobre a importância do aleitamento materno

Iniciativa é realizada anualmente a partir do Dia Mundial da Amamentação
Datas Comemorativas | 08/08/2022
Compartilhe :

O mês de agosto é dedicado à promoção e ao incentivo do aleitamento materno. No Brasil, para reforçar a importância da amamentação, foi criada a campanha Agosto Dourado, cor que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha tem por base a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), iniciativa realizada anualmente pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que começa no dia 1º de agosto, considerado o Dia Mundial da Amamentação. Para 2022, a Aliança definiu o tema da SMAM como “Fortalecer a educação: educando e apoiando”.

Profa. Nádia Matias

Segundo a profa. Nádia Matias, coordenadora do curso de Nutrição, o leite materno tem inúmeros benefícios para a saúde e nutrição do bebê. “Protege contra infecções, desnutrição, diarreia, pneumonia e otite. Previne contra doenças no futuro: asma, diabetes e obesidade. Favorece o desenvolvimento físico, emocional e intelectual. O movimento que a criança faz ao mamar ajuda a desenvolver e fortalece os músculos do rosto contribuindo para adequada mastigação, respiração e fala. Além de tudo, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e a criança”, explica.

 

Veja alguns benefícios do leite materno:

Tem tudo o que bebês precisam até os 6 meses, inclusive água;

Capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos;

Auxilia na formação dos dentes e da fala;

Fortalece o vínculo entre bebê e mãe;

Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias;

Reduz o risco de desenvolvimento da hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta;

Contribui para o desenvolvimento cognitivo dos bebês.

A profa. Nádia comenta que até os 06 meses, o ideal é o aleitamento exclusivo. “De acordo com o Guia alimentar para crianças menores de 02 anos, do Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento único e inigualável, ideal para as crianças pois é totalmente adaptado às suas necessidades nos primeiros anos de vida. Nos primeiros 06 meses, a recomendação é que ela receba somente leite materno. Nenhum outro tipo de alimento necessita ser dado ao bebê enquanto estiver em amamentação exclusiva. A oferta de outros de forma precoce, além de desnecessária, pode ser prejudicial, aumenta o risco da criança adoecer já que só está madura para receber novos alimentos em torno de 06 meses”, comenta.

Papel do Nutricionista na amamentação

Segundo a profa. Nádia Matias, o profissional nutricionista tem um papel fundamental no acompanhamento do binômio mãe-bebê durante a amamentação. “Desde a gravidez o nutricionista acompanha e orienta a família, em especial à mãe, sobre como se preparar para a amamentação, orienta sobre técnicas adequadas, sobre a dieta materna, esclarece dúvidas sobre frequência e duração das mamadas, sensibiliza sobre os benefícios da amamentação para a saúde da criança e para a saúde da mãe”, afirma.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.2. Esta é a sua chance de estudar Nutrição em uma Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!

Notícias Relacionadas