Florence faz alerta para o Dia Mundial de Combate ao Colesterol

Colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares
Datas Comemorativas | 08/08/2022

Produzido por nosso corpo, o colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo. Ele é encontrado em todas as células do corpo e, em quantidades normais, auxilia na produção de hormônios como vitamina D, testosterona e estrogênio. Porém, certos hábitos ou mesmo herança genética são capazes de aumentar a produção do colesterol, tornando-se um vilão para o corpo. Se muito elevado, é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte.

Como prevenir e diminuir o colesterol?

As alterações nos níveis do colesterol estão relacionadas à nossa alimentação. Algumas medidas simples podem ajudar a controlar o colesterol. Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão.

O consumo de fibras, presentes nos cereais integrais vegetais e frutas ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim (LDL).

Há dois tipos de colesterol: o “bom” (HDL) e o “ruim” (LDL). O consumo de fibra solúvel ajuda a reduzir a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Esse tipo de fibra é encontrado na aveia, no farelo de aveia, feijão, nas maçãs, peras e ameixas, por exemplo.

Peixes como truta, sardinha, atum, salmão, linguado, entre outros, também são aliados contra o colesterol alto, pois contêm altos níveis de ômega-3, os ácidos gordos, que podem reduzir a pressão arterial e o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Outros alimentos que ajudam a manter o bom colesterol e a evitar o mau são azeite e castanhas, iogurtes e suco de laranja.

Como é o tratamento?

As estatinas são as medicações mais seguras e importantes no controle do colesterol. Inibem a produção de colesterol no fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumentam a remoção do colesterol ruim do sangue pelo fígado, diminuindo o nível de colesterol total [é a análise total do colesterol no corpo, sem considerar as frações]. Elas também ajudam a reduzir o teor de gordura no sangue, além de melhorar a elasticidade das artérias. O tratamento adequado com a medicação, associado à mudança do estilo de vida com atividade física e dieta, é fundamental nos casos de hipercolesterolemia.

No dia Nacional de Combate ao Colesterol a Faculdade Florence reforça que todos os dias, precisamos estar atentos aos cuidados necessários para que não haja consequências mais sérias, decorrentes desta doença.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49 e bolsas de até 70% de desconto, além de outras vantagens, como as bolsas de mérito acadêmico oferecidas pela instituição. Inscreva-se aqui!