Dia da infância: ‘Toda criança tem necessidades e essas necessidades precisam ser atendidas’.

Dia da infância: ‘Toda criança tem necessidades e essas necessidades precisam ser atendidas’.

Celebração do Dia da Infância realça os desafios atuais no cuidado das crianças
Datas Comemorativas | 24/08/2022
Compartilhe :

Nesta data especial devemos promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo e defender que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um desenvolvimento pleno e harmonioso, nisto se inclui os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, educacional e de valores.

Deixar que as crianças brinquem, interajam e sintam um ambiente de segurança e acolhimento dentro de casa são atitudes que podem parecer naturais para nós, mas a verdade é que nem sempre isto acontece.

No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.

Prof. Salomão Saraiva

O professor de Direito da Faculdade Florence, Salomão Saraiva de Morais, fala sobre a importância da data. “O Dia da Infância visa permitir uma reflexão quanto a proteção ao ser humano num período crucial para sua formação. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990) define a criança como o ser humano com idade variando entre 0 (zero) aos 12 (doze) anos, já ao adolescente entre 12 (doze) aos 18 (dezoito) anos; razão em que, ao ser humano entre 0 (zero)aos 16 (dezesseis) anos é considerado absolutamente incapaz, sendo-o representado, já entre 16 (dezesseis) anos aos 18 (dezoito) anos é tido como relativamente incapaz, sendo-a assistido”, conta.

O professor ainda explica que o Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê uma série de direitos à criança, “Segundo art. 4º: ‘É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.’ Fala ainda o Estatuto que, a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade da sua pessoa humana, posto que está em processo de desenvolvimento e observando serem sujeitos de direitos civis, humanos e sociais ressaltou”, explicou.

O docente relaciona o art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente a uma série de direitos às crianças e adolescentes, ligadas à ideia do direito à liberdade: ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão;  crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; participar da vida política, na forma da lei;  buscar refúgio, auxílio e orientação.

Ingresse na Florence pelo Vestibular Digital 2022.2

As inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 ainda estão abertas e esse processo seletivo garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line, oferecendo a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Inscreva-se no Processo Seletivo 2022.2!

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para o ingresso na Florence em 2022.2 com bolsas ilimitadas de mérito acadêmico. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato.

 

Notícias Relacionadas