Dia Mundial do Cachorro é comemorado nesta sexta-feira (26)

Data reforça conscientização dos direitos do “melhor amigo do homem”
Medicina Veterinária | 26/08/2022

O Dia do Cachorro é comemorado anualmente no dia 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

Não é apenas uma data comemorativa para homenagear nossos amigos peludos, mas também uma forma de ampliar o debate sobre os direitos dos cães. É importante lembrar que maus-tratos é crime e ter a conscientização de que, assim como a gente, os cachorros têm suas necessidades e demandam uma série de cuidados para terem uma vida digna.

O abandono de animais é outra pauta que pode  e deve ser debatida na ocasião, já que é muito comum ver cachorros abandonados, com pouca ou nenhuma qualidade de vida. É por isso que a castração de cães é uma grande aliada para evitar que o número de bichinhos nas ruas cresça ainda mais. ONG’s, protetores independentes e outras instituições também desempenham um papel essencial para cuidar de animais em situação de vulnerabilidade e abandono.

Prof. Davi Alves

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Davi Alves, falou sobre como ajudar os animais a não serem maltratados. “É um assunto bem polêmico, maus tratos aos animais é um crime ambiental, e está previsto em Lei.  O ideal é trabalhar a conscientização da população, focando também nas escolas. Utilizar meios de comunicação e divulgação de trabalhos de prevenção aos maus tratos, seria uma forma de amenizar essa triste realidade. Leis mais rígidas e que realmente sejam  executadas, com penas mais severas seria também um caminho. Disque denúncia é um órgão específico para fiscalizar e autuar os infratores”, disse.

O professor ainda falou sobre os cuidados que devemos ter com os cães. “Os bichinhos precisam ser tratados com amor e respeito, é um animal doméstico muito presente nas vidas das pessoas. Além de carinho e amor, os cães precisam ter uma vida saudável com uma boa alimentação, higiene e cuidados médicos , dessa forma a prevenção é o melhor meio de manter esses animais saudáveis e em perfeita harmonia com o homem. Levar ao Médico Veterinário periodicamente para ser avaliado, vermifugado para o controle de parasitas, e também vacinado para evitar doenças indesejáveis que podem causar diversos problemas de saúde e até mesmo a morte”, contou.

Laboratório de Anatomia de Medicina Veterinária da Faculdade Florence

O Laboratório de Anatomia Veterinária é um espaço moderno exclusivo para dar suporte aos professores e alunos do curso. No ambiente, são realizadas aulas práticas das disciplinas de Anatomia I, Anatomia II, Anatomia Topográfica e Patologia com técnicas de necropsia.

O local possui acervo de peças anatômicas de animais domésticos à disposição dos alunos para aulas práticas, monitorias e projetos de pesquisa e extensão. Dentre as peças disponíveis, os discentes têm acesso aos caninos, bovinos, felinos, caprinos, suínos e aves.

Seu diferencial são as peças 3D, utilizadas para métodos alternativos que facilitam o ensino da Anatomia, pois a manutenção das peças anatômicas é feita em solução salina, substituindo a grande parte do formol utilizado na fixação das peças.

Atualmente, o laboratório está passando por um projeto de extensão para oferecer atendimentos aos animais. “Nosso curso tem crescido cada vez mais, além de preparar ótimos futuros profissionais veterinários, temos dado atenção a campanhas de vacinação, projetos de Prevenção das doenças de importância epidemiológica em São Luís. Estamos preparando uma Clínica Veterinária para atendermos os nossos pacientes com profissionais excelentes para a melhor qualidade de vida do seu animal”, finalizou o prof. Davi Alves.

Como surgiu o Dia do Cachorro?

Em alusão ao Dia Nacional do Cão (National Dog Day) comemorado em 26 de agosto nos Estados Unidos, criou-se o Dia Mundial do Cão.

A circunstância tem valor agregado e simbólico, já que visa trazer ao debate pautas importantes relacionadas aos direitos dos cães, além de tratar sobre temas como adoção, castração e avanços da medicina veterinária.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2.

Inscreva-se agora!