Dia do Nutricionista é celebrado nesta terça-feira (31)

Incentivar a alimentação saudável está entre as principais funções do profissional
Nutrição | 31/08/2022

A data é uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 1949, e também uma oportunidade para reforçar a importância desse profissional no cuidado com a saúde, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.

Os benefícios de ter orientação de um nutricionista vão muito além de um corpo definido, já que o profissional pode ajudar quem precisa regular a alimentação com consciência e sem exageros.

O profissional nutricionista reforça as boas práticas na manipulação dos alimentos para evitar a contaminação até orientar a população para o risco do ganho de peso de modo inadequado e diversas outras comorbidades, oriundas de uma alimentação desregrada, muito comum neste momento da pandemia.

Diante da importância da data, a Faculdade Florence aproveita a oportunidade para homenagear todos os profissionais, alunos e docentes do curso de Nutrição neste dia especial.

História

O primeiro curso de Nutrição do Brasil foi criado em 24 de outubro de 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O curso tinha duração de um ano, era ministrado em tempo integral e dividido em quatro períodos. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos. Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres.

A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980.

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. Consequentemente, a profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família. Esta ampliação de áreas se mantém até hoje.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.2. Esta é a sua chance de estudar Nutrição em uma Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!

Inscreva-se clicando aqui.