Florence adere ao Setembro Amarelo e conscientiza sobre a prevenção ao suicídio

Florence adere ao Setembro Amarelo e conscientiza sobre a prevenção ao suicídio

Suicídio é uma questão de saúde pública responsável pela morte de milhares de pessoas por ano
Datas Comemorativas | 01/09/2022
Compartilhe :

A campanha Setembro Amarelo busca reforçar no Brasil a necessidade de cuidado com o bem-estar e a saúde mental, alertando a sociedade para a prevenção ao suicídio, uma questão de saúde pública responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.

Ciente de que cuidar da mente é fundamental para o combate ao adoecimento emocional da sociedade, Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes (NUPAD) da Florence desenvolve ações e eventos voltados para a promoção da saúde mental de qualidade durante todo o ano, envolvendo a comunidade acadêmica.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes da Florence

O NUPAD oferece suporte e aconselhamento para o bem-estar dos alunos, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

O atendimento no NUPAD acontece de modo presencial. As conversas devem ser agendadas e solicitadas através de preenchimento do e-mail [email protected], depois disso será feito o agendamento da consulta.

Confira os horários:

Segunda-feira:17h30 às 21h30

Terça-feira: 8h às 14h30

                   17h às 21h30

Quarta-feira: 9h30 às 14h30

Locais para buscar ajuda em momentos de crise

O Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Ministério da Saúde, presta serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio, disponibilizando uma rede de voluntários treinados para o atendimento de todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento ocorre todos os dias e sob total sigilo, sendo realizado por telefone, e-mail ou chat 24 horas. A ligação para o CVV pode ser feita por meio do número 188, de forma gratuita e a partir de qualquer linha telefônica fixa ou do celular.

É possível, também, buscar ajuda nas instituições de saúde como em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Emergência SAMU 192, prontos-socorros e hospitais.

Confira ações recomendadas para lidar com pessoas em risco de suicídio:

– Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento;

– Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa;

– Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo: pesticidas, armas de fogo ou medicamentos);

– Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

Notícias Relacionadas