Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro

Data inspira reflexão sobre a importância de se preservar a Floresta Amazônica
Medicina Veterinária | 05/09/2022

O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, cuja biodiversidade está conectada com a vida de todo o planeta e tem sofrido ataques constantes. Essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas) por D. Pedro II, em 1850.

Importância da Amazônia para o planeta

A Amazônia é importante, por exemplo, para conservação do clima no planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar uma boa parte de carbono na atmosfera. Além disso, a região é rica em biodiversidade. Nela está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. A Bacia Amazônica também confirma a abundância de recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.

A Amazônia é reconhecida pela sua diversidade animal e vegetal, já que existem espécies de plantas e animais que apenas são encontrados na região.

Importância do bioma

O maior bioma existente no Brasil possui cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados. É uma grande extensão, mas que sofre danos todos os dias. É possível encontrar uma grande diversidade de fauna e flora no local. São cerca de 30 milhões de animais e 30 mil espécies de vegetais.

Ou seja, é na Floresta Amazônica que está concentrada a maior biodiversidade do país e uma das maiores do mundo. Preservá-la é respeitar a natureza como um todo, em todas as esferas. A floresta também é responsável por controlar a emissão de gases na atmosfera. Então, quanto menos é preservada, mais o meio ambiente fica inapropriável para os seres humanos.

Fora tudo isso, existem povos que moram no local e sobrevivem justamente do que a floresta oferece a eles. As tribos indígenas, chamadas de “tradicionais” e que habitam a região, vivem diretamente dos bens naturais produzidos pela Amazônia.

Profa. Zulmira Batista

A professora de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Zulmira Batista, falou sobre a importância da Amazônia para os animais e quais os perigos aos animais devido ao desmatamento. “De acordo com o Código Terrestre da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE, 2015) o termo bem-estar animal designa o estado físico e mental de um animal em relação às condições em que ele vive e morre.

O animal experimenta o seu estado de bem-estar por estar saudável, confortável, bem nutrido, seguro, isento de sofrimento com sensações desagradáveis, tais como dor, medo, angústia e sendo capaz de expressar comportamentos importantes para o seu estado de bem-estar físico e mental. Com base nessa afirmação da OIE, vale ressaltar a importância do Médico Veterinário no dia da Amazônia”, disse.

A professora ainda cita o exemplo da pandemia, que surgiu causada por um vírus que, ao que tudo indica, veio da floresta. “O Coronavírus (Sars-CoV-2), segundo pesquisas, chegou até nossa espécie devido à exploração e desmatamento desordenados que aumentaram o contato entre o ser humano e os animais silvestres. Algo comum na China, mas também no interior desse nosso Brasil, não é mesmo? Então, o vírus poderia ter surgido aqui? Sabemos que sim”, explica.

Atuação do Médico Veterinário

O Médico Veterinário possui papel fundamental na preservação da Floresta Amazônica. A docente Zulmira Batista explica que este profissional contribui para a mudança do cenário atual. “Através da melhoria e implementação das técnicas pecuárias para que haja melhor proveito do solo e da criação de animais, garantindo tanto a preservação das matas quanto o bem-estar deles. Bem como, atuando nas políticas públicas de proteção ambiental e de vigilância sanitária, coibindo o consumo e o tráfico de animais silvestres, regulando fronteiras e prevenindo novos surtos. Desta maneira, proteger a saúde do homem, do animal e do meio ambiente”, finalizou

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2.

Inscreva-se agora!