Florence alerta para a importância do acesso ao medicamento

Florence alerta para a importância do acesso ao medicamento

A data marca a luta de instituições que trabalham para garantir o acesso a medicamentos
Farmácia | 08/09/2022
Compartilhe :

A data, 08 de setembro, é dia de reconhecimento da luta de milhares de ONGs e associações do mundo todo: o Dia Nacional de Luta por Medicamento.

Muitas iniciativas foram tomadas para facilitar o acesso da população de baixa renda a medicamentos. A distribuição gratuita de remédios e  a quebra de patentes dos grandes laboratórios farmacêuticos foram importantes conquistas de entidades públicas e privadas.

Prof. José Antônio Leite

José Antônio, coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Florence, conta que o acesso a medicamentos é um indicador que mensura os avanços na concretização do direito à saúde, sendo um dos principais desafios em todos os países em desenvolvimento, principalmente nos últimos anos devido à pandemia da COVID-19. “Uma ferramenta importante na busca por medicamentos é a Assistência Farmacêutica (AF) que é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Que vai desde a pesquisa, passando pelo desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

O docente explica que o Programa Farmácia Popular do Brasil, criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. “Em todas essas estratégias de facilitação de acesso a medicamentos percebe-se a importância do profissional Farmacêutico, pois é quem de fato entende e conhece sobre medicamentos. Tornando assim, o profissional é um ator imprescindível no acesso aos medicamentos”, finaliza.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.2! Esta é a sua chance de estudar Farmácia numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Então, para garantir que você será um dos primeiros a saber de todas as novidades que a Florence está preparando para o próximo semestre, veja como se cadastrar aqui e fique por dentro!

Notícias Relacionadas