Florence enaltece o aniversário de 410 anos de São Luís

Cidade se encontra no ranking de melhores cidades para se morar no Nordeste
Datas Comemorativas | 08/09/2022

Nesta quinta-feira (8), a cidade de São Luís completa 410 anos. A cidade, que se encontra no ranking de melhores cidades para se morar no Nordeste, é onde se localiza a Faculdade e Instituto Florence, que completou 22 anos em 2022 e segue crescendo junto com a Ilha do Amor e com o Maranhão, trazendo desenvolvimento para a população da região.

Em virtude do Aniversário de São Luís, a Florence suspenderá as atividades e atendimentos remotos e presenciais na quinta-feira. O funcionamento da Instituição retornará na sexta-feira (9).

Florence cresce com São Luís há 22 anos

Há 22 anos, quando a Florence iniciou seu funcionamento em São Luís, na época apenas Instituto Técnico Florence, a Instituição definiu, entre seus objetivos, promover uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de São Luís.

A Florence e a cidade de São Luís têm muito em comum. Genuinamente ludovicense, a instituição segue construindo sua história, perseverando, com resistência e força, em seus objetivos, estimulando a juventude a crescer e criando novas perspectivas de futuro, sem se esquecer das origens.

São mais de 20.000 profissionais formados pela Florence, inseridos no mercado de trabalho para contribuir com uma prestação de serviços de qualidade, gerando valor e agindo com cidadania, sensibilidade e respeito.

A instituição, localizada na Rua Rio Branco, centro histórico da cidade, é uma das construções tombadas pelo governo estadual e que preserva anos de história, sendo símbolo de resistência cultural e contribuindo para a urbanização e valorização do seu patrimônio. O prédio conhecido por todos como “Núcleo”, onde funciona o curso de Direito e antes sediou o Colégio da Irmãs Capuchinhas, foi o berço do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Desde 1997, o centro histórico de São Luís foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A opção por instalar a Florence ali aconteceu porque, além de ser uma localização privilegiada, sempre foi um lugar de muita efervescência cultural, intelectual e econômica, sendo um lugar estratégico para a cidade. A presença da Florence também ajuda a manter viva a história local.

A Florence parabeniza a cidade e seus habitantes pelo aniversário da capital e ressalta que continuará investindo na melhor experiência em educação para sua comunidade acadêmica, por meio de uma estrutura única que possibilita o aprendizado prático nas mais variadas áreas de conhecimento e de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGC, CPC e Enade.

História de São Luís

Fundada em 1612 por franceses, o nome da cidade é uma homenagem ao rei da França Luís XII, também chamado de “São Luís”. Trata-se da única cidade brasileira fundada por franceses. Posteriormente, foi invadida por holandeses e, na sequência, colonizada por portugueses, assim, sofrendo influência desses três povos.

Conhecida também por outros nomes: “Ilha do Amor”, em referência à composição ‘Ilha Magnética’ do maranhense César Nascimento. “Jamaica Brasileira” por ser a cidade brasileira onde há o maior número de apreciadores de reggae; “Upaon Açu”, que significa Ilha Grande, nome este dado pelos índios Tupinambás; “Ilha Bela” em referência à composição do artista maranhense Carlinhos Veloz; “Athenas Brasileira” devido ao grande número de escritores nativos ou que viveram aqui e “Cidade dos Azulejos” devido à fachada dos casarões em azulejo, no estilo português.