Florence homenageia fisioterapeutas pelo dia 08 de setembro

Florence homenageia fisioterapeutas pelo dia 08 de setembro

Nesta data é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia
Fisioterapia | 08/09/2022
Compartilhe :

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de Setembro, que corresponde à data da fundação da atual World Physiotherapy, no ano de 1951. O dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia e é uma excelente oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo demonstrarem o valor da profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional. A data reforça o papel significativo que a profissão desempenha na saúde e no bem-estar da população em geral.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence, Cinara Monteiro, a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. “De acordo com o CREFITO, é através das técnicas de mobilizações e manipulações que o fisioterapeuta promove o alívio de dores, corrige disfunções posturais, restabelece o equilíbrio e a força muscular, além da redução das outras desordens que possam afetar a rotina do paciente”, conta.

Atuação do profissional da Fisioterapia

A profa. Cinara Monteiro explica que o fisioterapeuta atua na prevenção de agravos, tratamentos e promoção à saúde. “Nas últimas décadas, a atuação da Fisioterapia na atenção básica vem crescendo bastante, mudando sua essência somente de reabilitação e expandindo também na prevenção. Na área cardiopulmonar, com exercícios específicos, é possível prevenir os fatores de risco e as doenças crônicas, como obesidade, pneumonia, hipertensão, diabetes e até mesmo o câncer”, conta.

A docente ainda ressalta que a pandemia do coronavírus trouxe muita evidência à área. “Com tudo o que aconteceu, o fisioterapeuta foi de fundamental importância no tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19, sendo um dos profissionais que atuaram na linha de frente de combate à pandemia, nas UTIs, tratando pacientes graves acometidos pela doença”, finalizou.

A Faculdade Florence parabeniza a cada um desses profissionais que transformam seus conhecimentos em qualidade de vida, proporcionando bem-estar físico e emocional a seus pacientes. 

Estude Fisioterapia na Florence!

Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com diversos benefícios.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2. Inscreva-se agora mesmo aqui.

Notícias Relacionadas