Florence homenageia Médicos Veterinários pelo dia 9 de setembro

Data faz alusão ao decreto que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária
Medicina Veterinária | 09/09/2022

Celebrado em 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário homenageia uma das profissões mais nobres do nosso cotidiano. Além do atendimento aos animais domésticos, como gatos e cães, esses profissionais são responsáveis pela saúde de animais selvagens, de animais de produção, bem como atuam na diminuição da propagação de doenças de animais que são transmitidas para os seres humanos, entre diversas outras atividades que envolvem setores importantes para a sociedade, como o de alimentação e o farmacêutico.

A medicina veterinária é considerada uma ciência completa. O médico da área é responsável tanto pela prevenção, como estudos e tratamentos para evitar doenças e desajustes no meio ambiente.

Por que dia 9 de setembro é o Dia do Veterinário?

Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Decreto nº 23.133, datado de 9 de setembro de 1933, regulamenta o trabalho do Médico Veterinário no Brasil. Por isso, a data é celebrada há muitos anos, e segue firme como uma das mais importantes para os profissionais da saúde.

Contribuem para a manutenção da saúde pública

Profa. Zulmira Batista

A professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Zulmira Batista, conta que o Médico Veterinário é importante, não apenas para a saúde do animal, mas também para a saúde da população. “O Médico Veterinário atua na saúde do animal para que o mesmo não transmita doenças para os seres humanos. O profissional também atua na fiscalização do alimento que vai para a população. Um alimento para ir pra mesa dos cidadãos, tem que passar pela avaliação de um Médico Veterinário. Então, este profissional atua também dentro da área sanitária de produtos de origem animal. Nessa situação o Médico Veterinário é fundamental para o desenvolvimento da humanidade”, disse.

Medicina Veterinária na Florence

Com uma formação consistente e repleta de atividades práticas, o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence capacita estudantes da graduação para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Os veterinários formados pela Florence serão profissionais habilitados a atuarem com competência nas diversas áreas estabelecidas pela Lei Federal Nº 5.517, que dispõe sobre o exercício dos médicos veterinários:

– Clínica e cirurgia veterinária;

– Subáreas específicas como: Dermatologia, Oncologia, Cardiologia, Oftalmologia e Anestesiologia;

– Medicina Veterinária preventiva e saúde pública;

– Zootecnia e produção animal;

– Sanidade animal;

– Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal;

– Economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural.

Os profissionais da área também podem atuar na educação, por meio da docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2.

Inscreva-se agora!