Faculdade Florence realiza palestra sobre doação de órgãos

Cada doador pode salvar oito vidas ou mais
Enfermagem | 03/10/2022

O curso de Enfermagem da Faculdade Florence promoveu uma palestra sobre a importância da doação de órgãos  que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos. Com o tema “Doação de órgãos: Mitos e Verdades”, a palestra falou sobre sanar dúvidas e o preconceito que ainda são fatores que limitam o número de doações, o que impede que muitas vidas sejam salvas.

A Enfermeira Luiza Nóvoa ministrou a palestra. “O principal objetivo é disseminar e multiplicar essa informação. Haja visto que, muita das vezes, o serviço de doação é visto como algo elitizado, mas na verdade, é um problema de saúde pública, onde qualquer pessoa pode precisar. Então, quando a gente conversa com um profissional que está em formação, a gente acaba orientando, formando e principalmente, sensibilizando para causa, imaginando que quando o aluno estiver no mercado de trabalho, ele vai ter potencial para nos ajudar nesse processo de doação”, explica a enfermeira.

A enfermeira disse ainda que cada vez mais precisamos falar sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes, pois a sociedade é responsável ativamente para a efetivação do processo acontecer, uma vez que para pessoas serem salvas da espera por um orgãos, famílias necessitam dizer SIM. “No Brasil, não existe nenhum tipo de cadastro ou registro em documento para afirmar seu posicionamento sobre ser ou não um doador. A família após o óbito é consultada sobre a sua vontade. Por esse motivo a necessidade de expressar em vida”,finalizou.

Dados da ABTO

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2021, o país alcançou a marca de 50 mil pessoas na lista de espera por órgãos e tecidos. Enquanto isso, houve queda de 12,7% na taxa nacional de doadores entre 2019 e 2020.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!