Florence destaca dia Mundial dos Animais

A data faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais
Medicina Veterinária | 04/10/2022

A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

A professora de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Zulmira Batista, falou do bem que os animais fazem para nossa vida. “Cientificamente, foi comprovado que a convivência com animais ajuda a combater a depressão, reduz o estresse, faz bem para o coração, melhora a imunidade, combate o sedentarismo, desenvolve virtudes nas crianças e fortalece as relações familiares. Dessa maneira, pode afirmar que cuidar do bem – estar dos animais é vital. para uma convivência saudável entre os seres humanos e os animais”, disse.

Atividades para o Dia dos Animais na Educação Infantil

A educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc). A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.

Em muitas escolas do Brasil são realizadas atividades em homenagem ao Dia dos Animais, ajudando os alunos a debater sobre o assunto.

• Fazer uma lista dos animais em risco de extinção da região;
  • Fazer uma peça teatral com o tema “preservação e cuidados dos animais”;
  • Levar uma foto do seu animal de estimação e contar histórias sobre ele;
  • Escrever uma música sobre a preservação dos animais;
  • Assistir um documentário com curiosidades sobre o seu animal favorito.

Cuidados com seu pet

Não são apenas os animais selvagens que precisam de atenção. Os animais domésticos também precisam de cuidados. Nesse Dia dos Animais, aprenda algumas dicas para ajudar a manter a saúde do seu pet:

ALIMENTAÇÃO – Boa parte da saúde dos pets vem da escolha da ração correta, por isso, escolha o alimento do seu animal com atenção. Se estiver com dúvidas, consulte um veterinário sobre o tipo mais adequado de ração para seu pet;

HIGIENE – Os cuidados com a higiene são essenciais para a manutenção da saúde do seu pet. De modo geral, os cães devem tomar banho uma vez por semana. Já os gatos só devem ser banhados se houver necessidade, em caso de tratamento.

CONHECIMENTO – Conheça bem seu pet: o tamanho, o tipo de pelagem e o formato do corpo. Fique atento a mudanças de comportamento, de hábitos, de humor e nunca deixe de consultar um médico veterinário sempre que perceber alteração em algum desses aspectos.

Origem do Dia dos Animais

O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.

São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de “irmão fera”, “irmã leoa” e etc.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 70% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2.

Inscreva-se agora!