Florence enaltece o papel das micros e pequenas empresas para a economia nacional

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado nesta quarta-feira, dia 5
Graduação | 05/10/2022

As micros e pequenas empresas brasileiras estão entre as principais geradoras de riqueza no comércio, uma vez que respondem por 53,4% do Produto Interno Bruto (PIB) deste setor.

No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas empresas é de 22,5% e já se aproxima das médias empresas, com participação de 24,5%. Por essa razão, para celebrar a grande importância desses empreendimentos para a economia nacional, comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta quarta-feira, dia 5.

Na Faculdade Florence, os estudantes são incentivados a investirem nos seus próprios negócios pelo compartilhamento da cultura do empreendedorismo, movimentando, assim, a economia da região.

O que são as micro e pequenas empresas?

Empresas que têm faturamento anual de até R$ 360 mil ou empregam até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Pequena empresa: empresa que tem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na Indústria.

Data

A comemoração da data está associada a uma das grandes vitórias para as micro e pequenas empresas. Foi nessa data que foi criado o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

Os benefícios criados pela Lei Geral, à exceção do tratamento tributário diferenciado, aplicam-se também ao produtor rural pessoa física e ao agricultor familiar.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!