Florence celebra Dia do Tecnólogo nesta quinta-feira, dia 6

Florence celebra Dia do Tecnólogo nesta quinta-feira, dia 6

São profissionais de excelência a serviço da sociedade
Graduação | 06/10/2022
Compartilhe :

Em 6 de outubro é celebrado o Dia do Tecnólogo e engana-se quem pensa que se trata de um profissional com formação em curso técnico ou aquele que trabalha com tecnologia.

 Os cursos tecnólogos são de nível superior, com curta duração, ou seja, duram entre 2 a 3 anos. Tem como principal diferença um recorte temático com objetivo de formar especialistas em determinadas áreas.

 Uma outra característica desses cursos é que são muito práticos, formam um profissional mais rapidamente e os estudantes já saem das instituições prontinhos, com uma boa bagagem para enfrentar o mercado.

 Para quem já está no mercado de trabalho, o diploma em um curso tecnólogo pode se juntar à experiência e melhorar muito o currículo.

 As diferenças entre o curso técnico e o curso tecnólogo são:

 – O tecnólogo exige que o aluno tenha concluído o ensino médio, enquanto o técnico oferece a possibilidade de fazer os dois ao mesmo tempo;

– Já o curso técnico, na maioria das vezes, forma profissionais para atuar em atividades mais operacionais, enquanto o tecnólogo aumenta a probabilidade de atuação em cargos de gestão;

– A formação dos técnicos normalmente conclui-se entre 3 a 4 anos, enquanto os tecnólogos em apenas 2 anos.

Esse tipo de curso abre muitas portas para o profissional, uma vez que, quem tem formação nessa área, pode se candidatar a uma vaga de emprego, bem como entrar em concursos públicos que exijam curso superior ou ainda realizar uma pós-graduação.

 Quando surgiu a modalidade de cursos tecnólogos?

 Apesar de ganhar fama nos anos 2000, os cursos de tecnólogo foram criados ainda nos anos 70. A demanda surgiu da necessidade de profissionalizar jovens talentos para o setor produtivo, na qual naquela época, estava passando por um crescimento acelerado. 

Com a necessidade cada vez maior de mão de obra qualificada, as universidades brasileiras passaram a oferecer uma modalidade de ensino voltada para a prática profissional em detrimento do ensino mais acadêmico. Apesar de ser uma profissão um pouco antiga, a regulamentação do tecnólogo ocorreu apenas em 2007.

A partir de 2008, o mercado de ensino viu uma grande procura pelos cursos da modalidade tecnólogo e hoje eles podem ser cursados de diversas formas: à distância, com grades flexíveis e por turnos. 

Habilidades 

 Práticos, rápidos e eficientes, os cursos da modalidade tecnólogo vêm ganhando cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Além de facilitar a busca por uma formação superior de qualidade, eles contribuem para uma maior profissionalização e consequentemente valorização no mercado de trabalho. 

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!

 

 

Notícias Relacionadas