Florence alerta para o Dia da Saúde Mental

O intuito da data é demonstrar a importância de cuidarmos da nossa saúde mental
Graduação | 10/10/2022

O Dia Mundial da Saúde Mental nos lembra, ano após ano, da necessidade de cuidar da saúde da mente. Sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos precisam ter essa consciência. Além de ajudar a prevenir transtornos mentais, esse cuidado permite que cada fase da vida seja aproveitada ao máximo.

Somente no Brasil, 12 milhões de pessoas vivem com depressão. No mundo, essa métrica cresce para 300 milhões. Considerado o ‘mal do século 21’, o transtorno depressivo acarreta diversos sofrimentos e pode levar ao suicídio.

A depressão entra na pauta internacional um mês antes do Dia Mundial da Saúde Mental, durante o Setembro Amarelo.

Como o Dia Mundial da Saúde Mental surgiu?

Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu a data para chamar a atenção, em escala global, das pessoas e dos governos para o cuidado com a saúde mental. Este, por sua vez, é um tema de interesse público, o qual deveria ser repetidamente debatido com as populações mundiais. Cuidar da saúde mental independe da etnia, nacionalidade, condição econômica e gênero.

Desde então, muitos progressos ocorreram no campo da Psicologia e da Psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.

Qual é a importância da data?

Conforme um artigo publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Brasil, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas do sistema de saúde pública mundial.

Isso quer dizer que milhões de pessoas não têm acesso a tratamentos adequados para as suas condições mentais.

Nesse contexto, a data é um lembrete global de extrema necessidade para que tanto a população quanto os governos respeitem a saúde mental. A sua debilitação resulta em imenso sofrimento para muitas pessoas, além de prevenir que países se movam em direção ao progresso. Afinal, como as pessoas podem trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra coisa estando mentalmente doente?

Neste dia, mais informações sobre transtornos mentais, psicoterapia, medicamentos psiquiátricos, autoconhecimento, inteligência emocional e outros temas relacionados à saúde da mente são disseminadas. Campanhas, presenciais e virtuais e produtos informativos ajudam as pessoas a adquirir conhecimentos necessários para mudar as suas vidas.

Além disso, quem vive com um transtorno mental ou já teve um, se sente mais motivado para compartilhar a sua vivência. Depoimentos são ótimos para servir de apoio para indivíduos que passam pela mesma experiência e estreitar laços de amizade entre comunidades.

O que acontece quando não se cuida da saúde mental?

O descaso com a saúde da mente pode acarretar em uma série de complicações as quais impactam diferentes áreas da vida. Você pode regredir em sua carreira profissional, não conseguir estabelecer bons relacionamentos e sentir que falta propósito na sua vida.

Entre outras consequências estão:

• Divórcio ou término de relacionamento;
  • Relacionamentos abusivos;
  • Demissão ou desemprego;
  • Conflitos familiares;
  • Mais distância no relacionamento amoroso;
  • Constante sensação de mal-estar;
  • Cansaço físico, emocional e mental;
  • Amizades tóxicas;
  • Vida estagnada;
  • Crise de identidade;
  • Atraso escolar ou acadêmico; e
  • Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

Práticas que contribuem para uma boa saúde mental

O corpo e a mente necessitam de hábitos saudáveis para ter um bom funcionamento. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda algumas dicas que podem contribuir com a nossa qualidade de vida. Confira abaixo:

• Reserve um tempo para relaxar;
  • Aproveite momentos em família;
  • Pratique atividades físicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Reforce seus laços de amizade;
  • Tenha boas noites de sono;
  • Faça terapia.

A Florence apoia o dia Mundial da Saúde Mental

Na Faculdade Florence, as iniciativas para a promoção da saúde mental de qualidade ocorrem durante todo o ano. Através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes, a instituição oferece orientação e aconselhamento psicopedagógico, promovendo o bem-estar dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente da Faculdade Florence, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!