Faculdade Florence realizou aula inaugural do Centro acadêmico de Biomedicina Dra. Jaqueline de Jesus

Alunos e alunas ficaram satisfeitos com todo conteúdo apresentado
Biomedicina | 27/10/2022

O curso de Biomedicina da Faculdade Florence promoveu aula inaugural sobre atuações do profissional biomédico no mercado de trabalho, que foi realizada no dia 25 de outubro, no auditório da Instituição.

Propósito do evento

Mostrar aos alunos uma oportunidade de conhecer melhor as possibilidades da Biomedicina, seja na pesquisa ou no mercado de trabalho. Os palestrantes também trouxeram atualizações da área, proporcionando interação entre estudantes e profissionais e também conheceram diferentes áreas de atuação do biomédico.

Palestrantes

O evento contou com palestrantes de excelência: o biomédico, Dr. Márcio Anderson Sousa Nunes, que falou sobre perspectivas futuras de um profissional de ponta; a biomédica,  Queren Hapuque Sousa da Silva, que falou sobre o início de carreira na Biomedicina Estética e o mercado de trabalho em São Luís e, por fim, o evento contou com a presença da biomédica, Milena Belém Leitão Mendonça, que falou sobre a Biomedicina na alta complexidade.

Palavra da docente

A coordenadora do Curso de Biomedicina da Faculdade Florence, Diana Bastos, falou sobre o intuito das palestras.

“O foco é estimular os jovens a conhecerem as possibilidades de atuação e também descobrirem um pouco sobre as responsabilidades e atividades de cada especialização e, por meio deste evento, será possível discutir sobre as áreas de atuação em que o profissional da biomedicina pode atuar e também as novidades e inovações do setor”, explica ela.

Homenagem

O nome do Centro Acadêmico é uma homenagem a Dra. Jaqueline Goes de Jesus que, em meio à pandemia da Covid-19, se destacou por estar na linha de frente do combate ao coronavírus e ao dar contribuições significativas ao avanço do conhecimento em seu campo de trabalho.

Nascida na Bahia, área coberta pelo CRBM2, Jaqueline Goes de Jesus, 31 anos, é uma biomédica e pesquisadora. Ela distinguiu-se por ser uma, entre muitas mulheres cientistas, que fizeram parte da equipe responsável pela sequenciação do primeiro genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

A baiana é graduada em Biomedicina e doutora em Patologia Humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia UFBA em associação com a Fiocruz. Em 2018, Jaqueline estava em Birmigham nem um estágio no qual desenvolveu e aprimorou protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos do vírus Zika, além de protocolos para sequenciamento direto do RNA que teve consequência em seu trabalho com o Sars-CoV-2.

O trabalho desenvolvido pela equipe na qual Jaqueline estava, permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, o epicentro da epidemia na China. As amostras revelaram que este caso estava mais próximo de versões do coronavírus observadas na Alemanha.

A pesquisadora baiana recebeu vários prêmios e foi homenageada em diversas ocasiões pelo trabalho desenvolvido na luta contra o coronavírus. Jaqueline integra ainda, o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, diagnóstico, Genoma e Epidemiologia de Arbovírus, um projeto de monitoração de epidemias com o objetivo de dar respostas em tempo real.

Estude Biomedicina na Florence!

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina no mais alto nível. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

O curso, que tem uma gama de mais de 30 áreas de atuação no mercado de trabalho, proporciona aos alunos o início de uma experiência profissional já dentro dq academia, por meio de projetos de pesquisa e ligas acadêmicas.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais citados, os interessados em estudar na Florence contarão com bolsas de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2023.1!