Câncer de próstata pode acometer cães e gatos. Saiba como prevenir!

Câncer de próstata pode acometer cães e gatos. Saiba como prevenir!

Sabia que cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstata?   A doença é causada...
Graduação | 10/11/2022
Compartilhe :

Sabia que cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstata?

 

A doença é causada por razões hormonais e devido a um desequilíbrio na produção de testosterona  no animal macho, causando uma multiplicação anormal e desordenada de células na região, consequentemente no aumento de tamanho da próstata. 

 

Além disso, o animal também é acometido por outros males que afetam diretamente sua saúde e bem-estar.

 

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), animais entre 6 e 7 anos de idade são atingidos com mais frequência pelo câncer de próstata. Ainda segundo a entidade, a castração do pet antes da idade de risco pode ser uma medida eficaz na  prevenção do câncer de próstata.  

 

Entre os sintomas da doença em cães e gatos estão: dor na região abdominal, corrimento uretral, dor na palpação retal e dificuldade ao urinar. É de extrema importância que, ao identificar os sintomas em cães e gatos, o protetor deve procurar um médico veterinário especializado para diagnosticar seu pet.

 

Além disso, é importante que cães e gatos sejam submetidos a exames de forma rotineira, para que qualquer disfunção possa ser identificada e tratada o quanto antes. Um diagnóstico tardio pode aumentar a incidência de óbito, já que as chances de cura são reduzidas.

Notícias Relacionadas