Florence alerta para a campanha Novembro Azul

Florence alerta para a campanha Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, segundo...
Graduação | 11/11/2022
Compartilhe :

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de doença  mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames preventivos estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata abdominal ou transretal; e a dosagem de antígeno prostático específico. Já os de diagnóstico estão: exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e/ou radiológicos.

Sobre a próstata

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, têm aproximadamente o tamanho de uma noz, porém pode aumentar à medida que envelhecem, ocasionando a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

  1. Ter uma alimentação saudável;
  2. Manter o peso corporal adequado;
  3. Praticar atividade física.
  4. Não fumar;
  5. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Quais são as formas de tratamento da próstata aumentada? 

Varia de acordo com a gravidade e a causa do problema.

* Hiperplasia benigna da próstata (HPB): o tratamento é realizado com o uso de remédios, como tansulosina, alfuzosina ou finasterida, por exemplo, para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata;

* Prostatite: em alguns casos, a inflamação da próstata é causada por um infecção bacteriana e, por isso, é necessário a utilização de antibióticos;

* Câncer de próstata: o tratamento é quase sempre feito com cirurgia para retirar a próstata e, dependendo da evolução do câncer, pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia.

O “Novembro Azul”

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. Essa campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. 

 

Notícias Relacionadas