Florence dá destaque ao Dia Mundial da Diabetes

Florence dá destaque ao Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, doença caracterizada por níveis altos de açúcar no...
Graduação | 14/11/2022
Compartilhe :

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, doença caracterizada por níveis altos de açúcar no sangue. A data tem como objetivo chamar atenção da população para os fatores de risco da doença e também para a importância de controlá-la no intuito de evitar outras complicações de saúde.

Entre os principais fatores de risco estão o histórico familiar, a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares. Segundo a professora do curso de enfermagem da Faculdade Florence, Rosana Martins, devemos ter uma alimentação saudável conciliada com a prática de atividade física, a professora explicou ainda sobre o melhor tratamento em questão de alimentação. “Pacientes que possuem a doença devem sempre lembrar que precisam de acompanhamento médico. Muitas vezes, o tratamento segue a mudança no estilo de vida da pessoa. Outras vezes, poderá ser associada alguma medicação. No entanto, sempre lembrar que a prática de atividade física e uma boa alimentação é importante. O profissional nutricionista ajuda bastante esses pacientes, uma vez que a alimentação é muito mencionada e de grande importância, devendo ser balanceada, com baixo teor glicêmico e rico em frutas, verduras, proteínas magras, entre outros”, finalizou.

Habitualmente, nos estágios iniciais do diabetes, os sintomas não são evidentes ou estão ausentes. Sintomas clássicos do diabetes como sede, aumento do volume e frequência de micção, perda de peso e aumento da ingestão alimentar são encontrados naquele paciente com uma doença em estágio mais avançado e mal controlada.

Em situações mais raras, sonolência, fraqueza muscular e dores abdominais podem sugerir quadros alarmantes da descompensação da doença. A ideia de diagnóstico precoce sugere a detecção da doença ainda no estágio em que ela seria silenciosa. Por isso, os exames periódicos de sangue, como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, são formas de diagnosticar a doença para tratá-la adequadamente.

Por se tratar de uma doença crônica, o diabético precisa de cuidados por toda a vida, com medicação e dieta adequadas. Se não for controlada, o diabetes pode acarretar o surgimento de outras doenças, como as que afetam o coração, os rins e a visão

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas