Florence destaca o Dia da Bandeira

Florence destaca o Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, também conhecido como Dia da Bandeira Nacional, é celebrado anualmente em 19...
Graduação | 19/11/2022
Compartilhe :

O Dia da Bandeira, também conhecido como Dia da Bandeira Nacional, é celebrado anualmente em 19 de novembro. Essa data não foi escolhida ao acaso, uma vez que a bandeira brasileira foi criada quatro dias após a Proclamação da República. 

Comemorar o Dia da Bandeira é uma forma de homenagear também aqueles que a desenharam: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A Proclamação da República ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, sendo o dia 19 de novembro do mesmo ano a data de celebração da bandeira. 

A bandeira do Brasil carrega uma história importante e que marca a vida de todos os brasileiros. Nesta data, muitos buscam entender o porquê o Dia da Bandeira é comemorado, especialmente nas escolas, em que as crianças são educadas a saber de sua importância e significado. 

Para conhecer mais sobre o processo histórico e a importância de se comemorar esta dataa, continue lendo o artigo.

Por que o Dia da Bandeira foi criado?

A bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais de maior importância para reconhecimento do país por outras nações. Foi a partir de um decreto assinado pelo presidente provisório, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que a bandeira nacional foi criada. 

Cada item da bandeira possui um significado distinto, tendo como último item, modificado em 1992. As cores oficiais da bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco, com a frase “Ordem e Progresso” em seu interior. 

Inicialmente, cada cor simboliza uma das casas reais da família de D. Pedro I. A cor verde representava a casa real dos Bragança e a cor amarela, a casa real dos Habsburgo, família da D. Maria Leopoldina. Com o passar dos anos, as cores ganharam novos significados pelos brasileiros, sendo:

  • Branco: o desejo pela paz;
  • Azul: Simbolizando os rios brasileiros e o céu na noite da Proclamação da República;
  • Amarelo: representa as riquezas do país;
  • Verde: representa a floresta brasileira.

Já a frase exibida ao centro da bandeira “Ordem e Progresso” foi inspirada pelos estudos do fundador do movimento positivismo, o filósofo francês Augusto Comte. 

Autores da bandeira do Brasil

Para comemorar o Dia da Bandeira, é essencial conhecer quem foram os autores do estandarte nacional:

  • Raimundo Teixeira Mendes – Filósofo e matemático brasileiro. Autor da estrofe “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira. Defensor das ideias republicanas e principal promotor das teorias de Augusto Comte no Brasil;
  • Miguel Lemos – Filósofo brasileiro, também fez parte do movimento positivismo, junto a Teixeira Mendes, que idealizaram o formato da bandeira nacional. Ambos foram fundadores da Sociedade Positivista Brasileira, no qual sempre desejaram inserir o símbolo positivista no Estado; 
  • Manuel Pereira Reis – Foi pesquisador, observador, astrônomo brasileiro e o responsável pelo alinhamento das estrelas na bandeira do Brasil;
  • Décio Villares – Foi pintor, escultor, caricaturista e desenhista brasileiro. Também é responsável pelo desenho do círculo azul na bandeira do Brasil e também pela atual bandeira tal qual como conhecemos. 

Uma menção honrosa é dada ao polímata Ruy Barbosa de Oliveira, um dos criadores da primeira bandeira nacional republicana. Muito parecida com a bandeira dos Estados Unidos, a bandeira republicana possui listras em verde e amarelo e um quadrado azul com as 21 estrelas, representando os estados do Brasil.

Atualmente, o símbolo da bandeira e outros símbolos nacionais estão sob a Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971. A mesma lei sofreu algumas alterações devido a Lei 8.421 de 11 de maio de 1992. Por meio da nova lei, foram acrescentadas novas estrelas à Bandeira Nacional. Essas estrelas correspondem ao Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Hino da Bandeira

Como uma forma de homenagear o Dia da Bandeira, muitas escolas aproveitam o dia para ensinar o Hino da Bandeira do Brasil. A composição foi feita pelo jornalista e poeta, Olavo Bilac, e melodia do compositor e regente, Antônio Francisco Braga.

O hino foi apresentado pela primeira vez em 1906 a pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos. Inicialmente, seria de uso apenas no Rio de Janeiro que, naquele período, era capital federal do país, para ser cantado nas escolas e, futuramente, em corporações militares dos demais estados.

A composição da letra surgiu para que a população se acostumasse à nova bandeira, uma vez que esse é um símbolo que precisava ser aceito e reconhecido pela maior parte da população. 

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!

 

Notícias Relacionadas