Dia do Doador de Sangue: sua atitude pode salvar vidas!

Dia do Doador de Sangue: sua atitude pode salvar vidas!

Neste dia 25 de novembro é comemorado o Dia do Doador de Sangue, data que enfatiza a importância...
Gerais | 25/11/2022
Compartilhe :

Neste dia 25 de novembro é comemorado o Dia do Doador de Sangue, data que enfatiza a importância de um ato que tem o poder de salvar vidas. Dados do Ministério da Saúde apontam que o percentual de doadores em território nacional chega a 1,9%, contingente inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 2%. 

Datas como esta são  importantes para que mais pessoas possam se conscientizar sobre doações de sangue voluntárias. O processo é muito simples e dura menos de uma hora, não oferece nenhum risco para quem doa e é essencial para quem espera por uma transfusão.

Estão aptas para doar pessoas de 16 a 69 anos, que pesam mais de 51 quilos e têm IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário). Para doar, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis e nem certidão de nascimento.

O processo funciona mais ou menos assim: após a doação, a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, onde será separada em até quatro componentes. Após isso, esses componentes são levados ao armazenamento, onde aguardarão os resultados dos exames. 

Já no laboratório, serão realizados exames sorológicos para as seguintes doenças: chagas, hepatites B e C, HIV, sífilis e HTLV-I/II e o teste NAT (do inglês, Teste de Ácido Nucleico) para hepatites B e C e para o vírus HIV.

Em São Luís, para realizar sua doação basta comparecer ao Hemomar, localizado no bairro Jordoa, de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio dia.

Notícias Relacionadas