Curso de farmácia da Faculdade Florence realiza Mostra Científica

Graduação | 29/11/2022

Aconteceu nesta sexta-feira, (25), a Mostra Científica intitulada “Interação Fármacos x Nutrientes” na Faculdade Florence. O principal objetivo do evento foi levar à comunidade acadêmica da instituição, informações atualizadas sobre como a alimentação está atrelada ao sucesso ou falha dos mais variados tratamentos farmacológicos.

A aluna Carlenilde Bandeira, do 8º período de farmácia, classificou a experiência como incrível e divertida. “A Mostra Científica nos proporcionou conhecimento sobre os alimentos com os medicamentos, ou seja, a interação entre ambos, onde vamos levar isso para a vida profissional, podendo orientar nossos futuros pacientes, familiares e amigos”, finalizou.

O professor José Joaquim Lopes Neto, destacou a importância sobre discutir temas como suplementos alimentares e as terapias nutricionais enterais e parenterais. “Durante o semestre, trabalhamos em sala sobre o papel do farmacêutico no que tange à nutrição humana. Discutimos temas como suplementos alimentares e as terapias nutricionais enterais e parenterais. O último tópico da disciplina tratava justamente das interações, de como o alimento interfere no medicamento e vice-versa. Então, achamos relevante levar essa discussão para fora da sala de aula. Prontamente, os alunos se dispuseram em montar a mostra científica e se empenharam, trazendo, inclusive, amostras de medicamentos e alimentos, a fim de aproximar essa temática ao nosso cotidiano”, comentou.

Durante as apresentações, a comunidade acadêmica pôde saber como os nutrientes dos alimentos afetam a absorção, metabolização e excreção dos medicamentos que consumimos de maneira regular e/ou em condições patológicas das mais diversas.