Florence faz alerta para cuidados com a saúde mental

Florence faz alerta para cuidados com a saúde mental

Com o tema “A vida pede equilíbrio”, a campanha Janeiro Branco tem por objetivo chamar a...
Graduação | 03/01/2023
Compartilhe :

Com o tema “A vida pede equilíbrio”, a campanha Janeiro Branco tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção e tratamento da saúde mental. Pelo menos, 49% dos brasileiros estão preocupados com assuntos relacionados a transtornos mentais. Os dados são da Global Health Service Monitor, pesquisa realizada pela empresa Ipsos em 34 países.

No último ano, houve aumento de 2,7 vezes em quatro anos de pessoas que se preocupavam com ansiedade e depressão. Em 2018, eram 18%. No ano seguinte, subiu para 27%, enquanto em 2021, já era 40% da população que enfrentava esses desafios.

“A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos”, diz o material de divulgação da Campanha Janeiro Branco que foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão e, desde então, se espalhou pelo país. O movimento ganhou força nos últimos três anos devido à pandemia de Covid-19 que aumentou os casos de transtornos mentais, principalmente por causa do isolamento social.

Mesmo com avanços, o estigma ainda é grande com relação aos transtornos mentais. Daí a necessidade de conscientização sobre a saúde mental. “A boa saúde mental se traduz em boa saúde física. O investimento em saúde mental é um investimento em uma vida e um futuro melhores para todos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em junho de 2022 quando a entidade divulgou um relatório sobre saúde mental. O documento aponta que em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental.

Segundo a OMS, o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. A depressão afeta 5,8% da população brasileira e 4,4% da população mundial. Além disso, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Dicas de como cuidar da saúde mental:

1 – Cuide da alimentação.

Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Opte por um cardápio variado e equilibrado.

2 – Pratique atividades físicas.

Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde e bem-estar emocional.

3 – Priorize o sono.

É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais.

4 – Tenha momentos dedicados às pessoas queridas.

É importante conviver com amigos, familiares e pessoas que nos fazem bem.

5 – Reserve um tempo para o lazer.

Faça atividades que te deixem feliz. Ler, dançar, desenhar, jogar e o que mais puder te tirar de pensamentos de preocupação e obrigação do dia a dia.

6 – Esteja em contato com a natureza.

Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapando um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.

7 – Desenvolva sua fé.

A fé independe de crença ou religião. A fé está ligada à forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, ao otimismo, à crença na vida e em algo que tenha significado para você.

8 – Conheça a si mesmo.

Existem várias formas de se conhecer como terapias, meditação, teatro, atividades lúdicas, self-care.

9 – Permita-se sentir.

É importante aceitar todos os seus sentimentos. Nossa cultura impõe que não é bom sentir raiva ou tristeza, mas estes sentimentos são importantes para que possamos ficar mais fortes e valorizarmos os sentimentos de amor, alegria e realização.

Estude na Florence!

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 8 cursos disponíveis na instituição: Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária.

Inscreva-se agora no vestibular!

 

Notícias Relacionadas