Dia do Farmacêutico: um profissional essencial para o bem-estar da população.

Graduação | 20/01/2023

No dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico, uma data para dar mais visibilidade e reconhecer o trabalho que esses profissionais têm realizado em prol dos cuidados com a saúde dos brasileiros.

Este dia, criado em 2007 pelo Conselho Federal de Farmácia, foi escolhido em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu no dia 20 de janeiro de 1916.

Mas quem não é do mercado pode achar que esse profissional fica atrás do balcão apenas para gerenciar e orientar o processo de compra de medicamentos da farmácia ou drogaria, mas a profissão vai muito além!

No Brasil, o farmacêutico é multidisciplinar. Além das funções citadas acima, ele atua na saúde em sua totalidade, seja nas atenções primária, secundária ou nas emergências. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), mais de 220 mil profissionais trabalham em empresas ou estabelecimentos da área em todo o Brasil.

Palavra do Professor

Coordenador do curso de farmácia da Faculdade Florence, José Antônio Costa Leite

O Coordenador do curso de farmácia da Faculdade Florence, José Antônio, falou sobre seu começo na profissão que escolheu exercer pelo resto da sua vida. “Os motivos que me levaram a de fato fazer o curso de farmácia, com certeza foi por ser um curso tradicional e que também possui várias áreas de atuação com muita chance de empregabilidade. Na época da escolha do curso, eu pesquisei muito, conhecia alguns farmacêuticos e via eles no mercado com muito destaque em sua área de profissão, e também foi por esse motivo que optei pela escolha do curso”, disse.

José Antônio falou ainda sobre o sentimento de atuar na profissão como professor. “É um sentimento de muita gratidão ter a oportunidade de contribuir com a formação de novos farmacêuticos. É engrandecedor e traz orgulho também prezar por fazer as coisas sempre da maneira correta. Para ensinar, é preciso aprender  e estudar muito, e isso, com toda certeza, contribui para essa satisfação com a minha área de atuação relacionada à docência. É um sentimento de gratidão e de orgulho ao mesmo tempo”, finalizou.

Como surgiu a profissão?

Além de trabalhar na manipulação de medicamentos, os farmacêuticos orientam as pessoas sobre o uso correto dos remédios desde a época da Idade Média. A origem das atividades ligadas à farmácia se deu a partir do século X, com o funcionamento das boticas ou apotecas.

Naquele período, o boticário era o profissional responsável pela manipulação de medicamentos e cura de doenças. Para exercer a profissão, era necessário o cumprimento de uma série de requisitos, além de se ter um local e equipamentos adequados para a preparação e armazenamento dos remédios.

No Brasil, a profissão surgiu no período colonial e, geralmente, o boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do próprio paciente.

Com o passar dos anos, a importância da profissão foi sendo cada vez mais notada e reconhecida.

Afinal, o que faz um farmacêutico?

O farmacêutico é um profissional da área da saúde. Essa profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios, em sua grande maioria, de componentes sintéticos.

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

Neste Dia do Farmacêutico, a Faculdade Florence parabeniza os profissionais que dedicam todos os seus conhecimentos em benefício do próximo.

Estude farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade gratuita, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 60%.*

O curso de farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense. Além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A Instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica e de áreas correlatas de todo o Brasil, ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2023.1. Inscreva-se agora.