Florence completa 23 anos de fundação nesta quinta-feira

Graduação | 16/02/2023

O Instituto Florence de Ensino completa 23 anos de fundação no dia 16 de fevereiro. Gerenciado pela família Barbosa Gomes, e tendo como diretora-geral, a enfermeira e professora doutora, Rita Ivana Barbosa Gomes, o Instituto marca a história da educação profissional no Maranhão por incluir socialmente jovens e adultos no mundo do trabalho, desde a sua criação.

O Florence mantém, desde sua origem, metas ambiciosas: gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios éticos e humanos, com aptidão para atuar face às diferentes demandas da sociedade. E é com esse objetivo que ele se mantém ao longo dos anos e se orgulha de entregar ao mercado de trabalho mais de 20 mil profissionais diferenciados, com o SELO FLORENCE.

História

O Florence iniciou sua história de sucesso com a sua primeira turma do curso técnico em Enfermagem e, desde então, vem ampliando os serviços prestados à sociedade maranhense.  O reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelo Instituto pode ser evidenciado quando este foi selecionado pelo Ministério da Saúde, por licitação internacional, para executar o PROFAE, um programa de formação voltado para qualificação de auxiliares de Enfermagem, que se constituiu a maior referência de formação de recursos humanos em saúde do mundo. Neste sentido, o Instituto provou estar entre as melhores escolas de enfermagem do estado do Maranhão, consagrado em primeiro lugar, por apresentar um projeto pedagógico de excelência para qualificação de técnicos de Enfermagem, no processo licitatório do Ministério da Saúde, em 2008.

Coroando essa trajetória de sucesso, o Instituto consegue, em 2006, a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação e em 2007 inicia suas atividades com a 1ª turma dos cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia, que vem se constituindo referência no ensino em saúde.

Em 2008, iniciou a oferta de cursos de pós-graduação tendo como foco as duas áreas compreendidas como estratégicas para o bem-estar do indivíduo e do cidadão – educação e saúde e, a partir de 2010, pleiteou a autorização dos cursos de graduação em Odontologia, Direito, Nutrição, Estética & Cosmética, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia, junto ao Ministério da Educação e Medicina Veterinária no ano de 2020, obtendo excelentes conceitos na avaliação do MEC para funcionamento dos cursos.

Missão

Consiste em gerar e difundir conhecimentos para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades, bem como de princípios éticos humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade, especialmente a maranhense, a partir de um ambiente acadêmico que harmonize a qualificação técnica, a cidadania, a competitividade e a inovação.

Visão

Consolidarmo-nos como instituição referenciada nacionalmente pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Visamos uma formação profissional diferenciada, a eficiência da gestão de nossos processos internos, solidez de nossas parcerias e, além disso, a integração harmoniosa no desenvolvimento da sociedade.

Orgulho Florence

O trabalho, empenho e luta em muito colaboram para esse feito, por jamais abandonar seu maior compromisso, o qual é a busca por uma educação de qualidade e com excelência, consolidando-se como uma instituição referenciada por essa excelência no ensino, pesquisa e extensão, na formação profissional diferenciada, na eficiência da gestão de seus processos internos, na solidez de suas parcerias e por sua harmoniosa integração no desenvolvimento da sociedade.

É com o máximo orgulho de toda essa história que o Florence chega aos seus 23 anos, grato e certo de que ainda há muito trabalho a ser feito.