Florence celebra Março Lilás, campanha que faz alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

Florence celebra Março Lilás, campanha que faz alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

Apesar de se manifestar, em sua maioria, de forma silenciosa, o câncer de colo do útero é o...
Graduação | 02/03/2023
Compartilhe :

Apesar de se manifestar, em sua maioria, de forma silenciosa, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente em mulheres no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante deste cenário, a campanha Março Lilás tem como principal objetivo lembrar e conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção à doença que, se diagnosticada e tratada em fase inicial, pode ter 100% de chances de cura.

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), os quais provocam alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Nos casos mais avançados, os sintomas podem incluir sangramento vaginal de forma intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal alterada e dor abdominal, além de problemas urinários ou intestinais.

O exame papanicolau é a principal forma de detecção da doença, que também pode ser diagnosticada através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. De acordo com o último do INCA (2022), no entanto, 45,1% das brasileiras entre 25 e 64 anos nunca realizaram o exame preventivo de câncer de colo de útero por não acharem necessário.

Ainda de acordo com o INCA, para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

Desde a inauguração do Serviço de Oncologia Clínica, em 2018, o Hospital da Mulher oferta tratamento completo para a doença que representa uma média de 27% dos tratamentos realizados no Serviço, antecedido apenas pelo tratamento para câncer de mama (60%). Ao todo, mais de 130 mil atendimentos médicos já foram realizados pelo Serviço.

HPV

Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo de útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. 

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

Cuide da sua saúde, previna-se, abrace essa campanha você também!

Notícias Relacionadas