Florence realizou dia de atividades em celebração ao Mês da Mulher

Graduação | 14/03/2023

Há 23 anos atuando pelo desenvolvimento de São Luís, a Faculdade e Instituto Florence cresceu impulsionada pelas conquistas dos estudantes, dos professores e com o auxílio dos colaboradores da Instituição. No Dia Internacional da Mulher, a Florence homenageou todas as mulheres que fazem parte da sua comunidade acadêmica, da população ludovicense e que cresceram junto com a Instituição.

O Dia Internacional da Mulher visa reconhecer e homenagear as mulheres que compõem o corpo funcional e que desempenham suas atividades com tanta dedicação, competência e amor. E para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Faculdade Florence promoveu um dia cheio de eventos com palestras e atividades.

A professora Eduarda Gomes Bogea, que foi a principal organizadora do evento, fala mais sobre as principais atividades que aconteceram nesse dia especial.“ Realizamos atividades de extensão diversas e também de ensino e capacitação para os alunos relacionadas à saúde e direito das mulheres. O evento se dividiu em 3 etapas de prestação de serviço. Pela manhã tivemos atividades de extensão realizadas pelas disciplinas de curso que tinha a ver com as mulheres. Então realizamos no turno da manhã, avaliação em saúde, pressão arterial, orientação sexual, avaliação do estado nutricional, saúde bucal e atividades de estética. Outra ação de destaque foi a roda de conversa organizada pelo curso de Direito sobre violência doméstica.

A docente falou ainda detalhes sobre a programação da tarde e noite. “No turno vespertino tivemos o Simpósio sobre Emagrecimento Feminino, foi uma temática muito necessária, mas com o olhar multiprofissional, incluindo os cursos de nutrição, farmácia, biomedicina e estética. À noite tivemos o II Summit Florence: Mulheres em Pauta, onde tivemos palestras sobre pobreza menstrual, políticas públicas, violência contra a mulher e estelionato sentimental. As inscrições foram pacotes absorventes, e conseguimos arrecadar 272 pacotes que foram doados para o coletivo meninas cidadãs. Elas receberam presencialmente os absorventes e aproveitaram para contar sua missão e o que elas têm feito para apoiar essas mulheres, muitas das vezes marginalizadas pela sociedade. Então como todo, foi um evento marcante e que entrou para história da Faculdade e Instituto Florence.

Sobre o dia Internacional da Mulher

O tema da campanha do Dia Internacional da Mulher 2023 – International Women´s Day 2023 – é abraçar a equidade #AbraçaraEquidade #EmbraceEquity. As palavras equidade e igualdade são frequentemente usadas como sinônimos, mas a verdade é que elas se referem a conceitos diferentes. No contexto da diversidade e inclusão, é fundamental entender a diferença entre equidade e igualdade para respeitar verdadeiramente as diversidades e ser, de fato, inclusivo.

O conceito de igualdade, de forma geral, está relacionado com: tratar todos de forma igual e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades. A equidade pode ser entendida como a busca pelo acesso à justiça social, reconhecendo que não somos todos iguais, que nem todos começam do mesmo lugar e que é preciso um esforço em alocar os recursos e oportunidades necessários para que todos sejam bem-sucedidos. Imagine duas pessoas, uma baixa e outra alta, tentando alcançar os livros em uma estante. Se ambas usassem escadas do mesmo tamanho, a mais alta conseguiria alcançar os livros, enquanto a mais baixa, não.

O foco das atuações do Dia Internacional da Mulher (IWD) para auxiliar um mundo com igualdade de gênero em 2023 são:

• Aumentar o número de mulheres que promovem mudanças por meio da tecnologia e da sustentabilidade em comunidades, locais de trabalho e além;
  • Celebrar o trabalho de mulheres criativas e aumentar a visibilidade de projetos comerciais e comissões;
  • Criar culturas de trabalho inclusivas em que as carreiras das mulheres prosperem e suas realizações sejam celebradas;
  • Aumentar e fazer avançar a paridade de gênero e celebrar as mulheres que concebem inovações;
  • Destacar as atividades que edificam e inspiram as mulheres a perseguir objetivos sem preconceito ou barreira;
  • Auxiliar as mulheres a estarem em uma posição de poder para tomada de decisões informadas acerca de sua saúde;
  • Celebrar as mulheres atletas e aplaudir quando a igualdade é alcançada em remuneração, patrocínio e visibilidade.

O foco na equidade precisa fazer parte do DNA de todas as sociedades, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual, capacidade etc. Todos nós podemos desempenhar um papel e abraçar a equidade dentro de nossa própria esfera de influência, a começar pela equidade de gênero. Denuncie a discriminação, chame a atenção para o preconceito e busque a inclusão.