Florence conscientiza população sobre a Higienização das Mãos

Graduação | 05/05/2023

Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve a campanha SALVE VIDAS: Higienize suas mãos. Com início em 5 de maio, a campanha tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. Portanto, em resposta a esta campanha, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida toda a Região das Américas e, especialmente, aqueles para quem a campanha é dirigida este ano: organizações da sociedade civil, bem como outros parceiros, como trabalhadores de saúde e cuidadores, Equipes de Prevenção e Controle de Infecções e tomadores de decisão.

Para 2023 a campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos tem como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde E construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”

A professora do curso de Enfermagem da Faculdade Flórence, Rosana Martins, explica sobre a importância da higienização das mãos. “ É um ato básico mas que deve ser levado com extrema relevância, ainda mais pelo fato das mãos serem uma das principais fontes de bactérias, vírus e outros. O simples fato de lavar as mãos, nos livra de células descamativas, suor, sujeira e microorganismos, portanto, diminuindo as chances de contrair doenças” explicou.

A docente esclarece a maneira correta de lavar as mãos. “ É sempre importante higienizar toda a mão, não deixando nenhum ponto sem ser limpo. Até o enxágue é importante. Por isso devemos sempre enxaguar com as mãos voltadas para cima “, pontuou.

Por fim, a profissional da saúde falou dos diversos procedimentos visando a segurança do paciente no local de trabalho. “ Os profissionais devem higienizar as mãos sempre antes e após qualquer procedimento. Isso proporcionará uma maior segurança no cuidado para o paciente e para o profissional também. Atualmente, temos protocolos preconizados pela Anvisa voltados para a  segurança do paciente que fortalecem as práticas de higienização das mãos “, finalizou.

A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US$16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar (US $) investido.

Você sabia?

As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. Essas infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, prejudicam pacientes, visitantes e profissionais de saúde e representam um fardo para os sistemas de saúde.

A OMS acredita que nenhuma pessoa que recebe ou presta atenção à saúde deve estar exposta ao risco de ser prejudicada por uma infecção prevenível. A higiene e limpeza das mãos dignificam e são um sinal de respeito às pessoas que buscam atenção à saúde e facilitam o trabalho de quem a entrega.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2023, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!