Faculdade Florence celebra o sucesso do aluno Luan Magalhães no evento da ASSOBRAFIR

Faculdade Florence celebra o sucesso do aluno Luan Magalhães no evento da ASSOBRAFIR

O aluno Luan Magalhães, atualmente cursando o 4º período do curso de Fisioterapia na Faculdade...
Fisioterapia | 28/08/2023
Compartilhe :

O aluno Luan Magalhães, atualmente cursando o 4º período do curso de Fisioterapia na Faculdade Florence, conquistou o 2º lugar na VII Jornada Maranhense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva, organizada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). O evento, que reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área, teve lugar no período de 15 a 18 de agosto de 2023, em São Luís, Maranhão.

O trabalho premiado, intitulado “Abordagens Inovadoras na Reabilitação de Pacientes com Disfunções Cardiovasculares”, destacou-se entre os demais devido à sua abordagem criativa e relevante para a prática da fisioterapia cardiorrespiratória. O estudo não apenas evidenciou o comprometimento de Luan Magalhães com a excelência acadêmica, mas também demonstrou a importância da pesquisa e inovação na área de fisioterapia.

Em entrevista a assessoria de comunicação da Faculdade Florence, o aluno Luan Magalhães respondeu com muita felicidade sobre essa colocação alcançada: 

Como você se sentiu ao receber o prêmio de 2º lugar na VII Jornada Maranhense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR?

Ser premiado em 2° lugar na jornada maranhense de fisioterapia respiratória, cardiovascular e terapia intensiva foi gratificante, pois estava diante dos maiores profissionais da fisioterapia do Maranhão e do Brasil, onde meu trabalho estava competindo com trabalhos do estado todo. Receber esse prêmio confirmou a minha paixão pela cardiorrespiratória, que pretendo seguir na profissão.

Pode nos contar um pouco sobre o trabalho que apresentou durante o evento e como ele abordou as questões de fisioterapia respiratória e cardiovascular?

O trabalho consistia em avaliação respiratória em pacientes oncológicos submetidos a cirurgia de laparotomia exploradora, onde foram verificadas as principais complicações e alterações respiratórias nesses pacientes pós operatório de cirurgia na região abdominal. O estudo mostrou bons resultados quanto a possíveis alterações respiratórias no pós operatório, e tal resultado se deu pela assistência fisioterapêutica prestada em todas as fases de internação dos pacientes avaliados, desde o primeiro pré operatório, preparando e otimizando a função respiratória dos pacientes para a cirurgia, como também no pós operatório imediato, nas unidades de terapia intensiva, onde a fisioterapia irá preconizar a mobilização precoce desses pacientes, onde irá reduzir chances desses pacientes desenvolver alguma complicação na função respiratória.

Qual foi a sua principal fonte de inspiração para desenvolver o trabalho?

A atuação da fisioterapia respiratória e oncológica, tendo como inspiração os grandes profissionais e professores da faculdade que são atuantes nessa área, como grande o aumento da incidência de câncer no mundo, onde no Brasil os que afetam o trato gastrointestinal estão entre os mais frequentes. Nesse contexto, a laparotomia exploradora vem como um forma de tratamento ou diagnóstico dessas doenças,  levando a hipótese de pacientes oncológicos submetidos a cirurgia na região abdominal podem ser acometidos por complicações e alterações no sistema respiratório. 

Como foi a sua experiência de trabalhar com a professora Cinara Regina Aragão Vieira Monteiro como orientadora? Como ela contribuiu para o sucesso do seu projeto?

A Dr Cinara Aragão, teve uma contribuição excepcional, desde do início do projeto, apoiando desde quando surgiu a ideia, onde foi gratificante ter ela como orientadora, visto sua grande atuação na fisioterapia oncológica no estado do Maranhão. Posso dizer com toda certeza que sem ela essa conquista não seria possível. 

Que conselhos você daria a outros estudantes que aspiram a se destacar em suas áreas de estudo e a participar de eventos acadêmicos como você fez?

Hoje eu aconselho os acadêmicos na faculdade Florence a aproveitarem tudo que a faculdade oferece, onde eles têm livres acessos a iniciação científica, projetos de extensão, clínicas para realizarem pesquisas, profissionais qualificados e atuantes. Hoje a faculdade Florence se destaca pela qualidade de ensino, onde se preconiza a pesquisa científica, onde irá formar profissionais de qualidade, como também oferece várias oportunidades de eventos científicos, como a amostra científica do Florence.

Papel fundamental da orientadora 

A pesquisa foi orientada pela professora Mestre Cinara Regina Aragão Vieira Monteiro, reconhecida por seu compromisso com o avanço do conhecimento e desenvolvimento dos estudantes. A professora Cinara trouxe sua expertise e orientação fundamental para a construção de um trabalho sólido, embasado em evidências e com aplicabilidade prática no campo da fisioterapia.

Ela também foi entrevistada, e falou com muito entusiasmo sobre essa conquista. 

Como você descreveria a trajetória acadêmica e profissional do aluno Luan Magalhães durante o curso de Fisioterapia na Faculdade Florence?

O Luan é um excelente aluno, estudioso, sempre participa de todas as atividades propostas compatíveis com seu período.

Qual foi o papel do Luan Magalhães na pesquisa que resultou no trabalho premiado na VII Jornada Maranhense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva?

Pode compartilhar conosco um pouco sobre o tema e os objetivos do trabalho apresentado pelo Luan durante o evento?

Reorganizou o artigo, atualizou as referências e defendeu oralmente o trabalho em formato de banner.

Quais características do Luan você acredita que contribuíram para o sucesso dele nessa pesquisa e na premiação que recebeu?                                                    

O Luan é inteligente, dedicado, interessado, pró-ativo…ele que pediu pra ir apresentar, tem uma boa dicção, tem um perfil de futuro professor.

Como orientadora, qual foi a sua abordagem ao trabalhar com o Luan Magalhães? Como você o apoiou na elaboração do projeto e na preparação para a apresentação?                                                                                                                                                                                                                              

Como orientadora, meu papel foi ajudá-lo na construção da defesa deste trabalho, corrigindo falhas, dando dicas e treinando uma boa apresentação.

Na sua opinião, de que maneira a premiação na Jornada da ASSOBRAFIR pode influenciar o desenvolvimento acadêmico e profissional do Luan?                                                                                                                                                                     

A cada participação e apresentação de trabalho nesses eventos, o aluno vai evoluindo academicamente e profissionalmente, fazendo boas amizades, construindo sua carreira e melhorando muito o currículo para concursos e seletivos no futuro.

Que conselho você daria a outros professores que estão orientando estudantes interessados em se envolver em pesquisas e projetos acadêmicos?                                                                                                                                                                                                                                                                

Meu conselho é estimular a pesquisa para os alunos, fazer provocações construtivas, treinar suas habilidades principais.

Sobre o evento 

O evento da ASSOBRAFIR é um dos mais prestigiosos encontros na área de fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva, atraindo profissionais renomados e estudantes promissores de todo o país. A conquista do 2º lugar por Luan Magalhães é um testemunho não apenas de sua dedicação, mas também do compromisso da Faculdade Florence em promover o crescimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Orgulho Florence

Para a Faculdade Florence, a premiação de Luan Magalhães representa um marco significativo em seu compromisso contínuo com a formação de profissionais de excelência. A instituição tem se destacado por oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades, a pesquisa e a inovação, preparando seus estudantes para enfrentar os desafios do campo da fisioterapia com competência e confiança.

O sucesso de Luan Magalhães na VII Jornada Maranhense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva é um exemplo inspirador para todos os estudantes da Faculdade Florence e para a comunidade acadêmica em geral. Sua dedicação à pesquisa e ao aprimoramento profissional reflete não apenas sua jornada individual, mas também o papel fundamental da educação na promoção do avanço das áreas de saúde e reabilitação.

A Faculdade Florence parabeniza Luan Magalhães por sua conquista excepcional e reafirma seu compromisso de continuar oferecendo um ambiente educacional estimulante e de alta qualidade, onde os estudantes podem florescer e alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Notícias Relacionadas