O Adeus à Luz que Guiou Gerações: Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, um Legado de Amor e Educação

Graduação | 11/01/2024

Com imensa tristeza e corações pesarosos, comunicamos o adeus doloroso da inigualável Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, que partiu deste mundo em 11 de janeiro de 2024. Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes não apenas se destacou como educadora e matriarca dedicada, mas também deixou um legado significativo como fundadora e mantenedora da Faculdade Florence. Originária do pitoresco povoado de Estaleiro, em Mirador, no sertão maranhense, Dona Teresinha, nascida em 07 de abril de 1933, deixa para trás um rastro brilhante de dedicação incansável à educação e ao bem-estar de sua amada comunidade. Seu legado, marcado por uma devoção inabalável, permanecerá eternamente vivo nos corações daqueles que tiveram o privilégio de cruzar seus caminhos.

Filha de Domingos Barbosa Lima e Maria Rosa de Barros, Dona Teresinha iniciou sua trajetória como professora primária em Estaleiro, posteriormente lecionando em Barrocão, em Sucupira. Sua mudança para São Luís, em busca de tratamento médico para o esposo, Antônio Ives Oliveira Gomes, funcionário dos Correios, marcou o início de uma sólida construção baseada na fé e devoção a Santo Antônio.

A determinação de Dona Teresinha em proporcionar educação de qualidade aos seus seis filhos foi exemplar. Antônio José, Maria Teresa, Maria do Socorro, Bento Ives, Filomena Regina e Rita Ivana, guiados pelos sólidos valores de sua mãe, prosperaram e seguiram para a universidade.

Após sua aposentadoria do antigo Inamps (atual INSS), Dona Teresinha fundou um cursinho pré-vestibular no bairro do Ipase, demonstrando sua paixão pelo ensino. Sua dedicação à educação estendeu-se ao Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (PROFAE), onde deixou sua marca ao incentivar jovens estudantes na formação profissional.

Mesmo após enfrentar um problema de saúde em 2020, a primeira preocupação de Dona Teresinha, ao recobrar a consciência, foi o bem-estar de seus alunos, professores e funcionários. Sua generosidade ultrapassou os limites pessoais ao ceder um prédio para o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na posição de Presidente da mantenedora da Faculdade Florence, Dona Teresinha permaneceu ativa, participando das tomadas de decisões e acompanhando avaliações junto ao Ministério da Educação. Com profunda compreensão da realidade social, liderou ações sociais do Florence, coordenando o apoio às famílias assistidas, como no bairro da Ilhinha.

Seu legado transcende a esfera educacional, abrangendo o cuidado com sua família. Por 29 anos, dedicou-se incansavelmente ao esposo diagnosticado com problemas de saúde. Originária do sertão com humildade, Dona Teresinha uniu a força da mulher sertaneja ao amor pela educação, pelas pessoas e pela sociedade, buscando uma vida com melhor qualidade para todos.

Neste momento de despedida, expressamos nossa profunda gratidão por Dona Teresinha, que, com disposição, determinação, fé e amor ao próximo, iluminou nossas vidas. Seu exemplo perdurará, guiando gerações, e sua ausência será profundamente sentida por todos que tiveram a honra de conhecê-la. Descanse em paz, Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes.