Uma Jornada Exemplar: Linha do Tempo da Vida e Legado de Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes

Uma Jornada Exemplar: Linha do Tempo da Vida e Legado de Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes

O Maranhão celebra a vida de uma mulher extraordinária, Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes,...
Graduação | 12/01/2024
Compartilhe :

O Maranhão celebra a vida de uma mulher extraordinária, Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, que, aos 90 anos de idade, cujo legado de amor, dedicação e contribuições inestimáveis para a sociedade maranhense continua a iluminar nossos corações. Ela permanece ativamente presente em nossas vidas, celebrando a jornada exemplar que é a sua história.

1933 – Nascimento no Sertão Maranhense

No coração do sertão maranhense, mais precisamente no povoado de Estaleiro, em Mirador, nasceu uma mulher destinada a deixar um legado de amor, educação e inspiração. Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, filha de Domingos Barbosa Lima e Maria Rosa de Barros, viu a luz do mundo no dia 7 de abril de 1933, trazendo consigo a chama da educação que iria iluminar muitas vidas.

A pequena Teresinha cresceu entre os sons do sertão, tornando-se professora primária em sua comunidade natal. Sua jornada na educação começou a moldar-se desde cedo, promovendo o conhecimento como um farol a guiar seu caminho.

Mudança para Sucupira e Novos Horizontes

Após lecionar no povoado Barrocão, Dona Teresinha encontrou o amor ao lado de Antônio Ives Oliveira Gomes, funcionário dos Correios. Unidos pelo compromisso e pela busca de um futuro melhor, decidiram mudar-se para São Luís, onde almejavam melhores oportunidades de tratamento médico para Antônio e educação de qualidade para os filhos.

 

A Prosperidade pela Fé e Devoção

Com uma base sólida na fé em Deus e devotos de Santo Antônio, a família Gomes prosperou. Seus seis filhos, Antônio José, Maria Teresa, Maria do Socorro, Bento Ives, Filomena Regina e Rita Ivana, todos trilharam o caminho da universidade, refletindo a determinação e os valores incutidos por sua matriarca.

Do Inamps ao Cursinho Pré-Vestibular

Dona Teresinha, demonstrando sua perseverança, prestou concurso no antigo Inamps (hoje INSS) e posteriormente inaugurou, junto aos filhos, um cursinho pré-vestibular no bairro do Ipase. Mesmo após a aposentadoria, sua paixão pelo ensino a manteve ativa, contribuindo também com o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (PROFAE), deixando um impacto positivo nas vidas de muitos jovens.

Compromisso com a Educação e Solidariedade

Educadora nata, Dona Teresinha buscava soluções para garantir que seus estudantes prosperassem em suas formações. Seu compromisso estendeu-se além das salas de aula, sendo uma voz ativa no apoio às condições de trabalho para professores e funcionários da educação.

Doações e Envolvimento com a Comunidade

Preocupada em cuidar das pessoas, cedeu um dos prédios que agora integra a Faculdade Florence para o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presidente da mantenedora da faculdade Florence, sempre esteve envolvida nas decisões e avaliações junto ao Ministério da Educação, marcando sua contribuição para o desenvolvimento educacional.

2000 – O Início de uma Colaboração Frutífera

Numa época em que o Florence dava seus primeiros passos, Dona Teresinha já se destacava como uma mulher de coração generoso. Foi nesse ano que a instituição cedeu parte de suas instalações para o funcionamento do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Uma atitude colaborativa que já prenunciava o comprometimento social que marcaria a trajetória tanto do Florence quanto da ilustre Dona Teresinha.

2004 – Reconhecimento e Compromisso Social

A trajetória de pesquisa e compromisso social não passou despercebida. Em 2004, o Florence recebeu uma menção honrosa da Associação Brasileira de Enfermagem/ABEN–MA, reconhecendo os serviços prestados à Enfermagem e à sociedade maranhense. Essa foi a semente que germinou os primeiros passos rumo à Gerência da Qualidade Total.

2006 – Nascimento de uma Faculdade de Sucesso

Em 2006, o Florence alcançou um marco ao obter a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação. A autorização, concedida pela portaria de nº. 1764/06, foi o passaporte para o status de Faculdade. O modelo de gestão eficiente e os padrões robustos de processos foram alicerces para o sucesso que se desenhava.

2007 – Referência em Saúde no Estado

O ano de 2007 marcou o início das atividades com a 1ª turma dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia. Ambos se tornaram referências no ensino em Saúde no estado, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos e qualificados.

2008 – Expansão e Compromisso com Educação e Saúde

Expandindo horizontes, o Florence iniciou a oferta de cursos de Pós-graduação em 2008, focando nas áreas de educação e saúde. Essa escolha estratégica refletia o compromisso da instituição com o bem-estar do indivíduo e da sociedade.

2010 – Autorização para Novos Cursos

Em 2010, veio a autorização para os Cursos de Graduação em Odontologia e Direito, concedida pelo Ministério da Educação. Os excelentes conceitos na avaliação do MEC, a partir de 2011, solidificaram a reputação do Florence como uma instituição comprometida com a qualidade de ensino.

2020 – Prova de Amor e Preocupação

Mesmo após um problema de saúde em 2020, Dona Teresinha, ao recobrar a consciência, expressou sua preocupação com estudantes, professores e técnicos. Essa atitude exemplifica sua dedicação inabalável ao bem-estar da comunidade educacional.

 

2024 – Celebrando a Vida de uma Matriarca Admirável

São Luís se enche de gratidão ao lembrar da mulher cuja vida se entrelaçou com a história do Florence. Seu legado de amor, dedicação e gratidão continua a prosperar, inspirando gerações futuras a contribuírem para o bem da sociedade maranhense.

Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes assiste a toda essa trajetória com olhos cheios de amor e gratidão. Enquanto a Florence consolida sua posição como referência nacional em ensino, pesquisa e extensão, Dona Teresinha faz parte dessa história com seu comprometimento social, sendo testemunha e agente das transformações promovidas pela instituição.

Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, continua a ser uma fonte de inspiração viva em nossas vidas, irradiando disposição, determinação, fé e amor.

Agradecemos, Dona Teresinha, por nos fazer mais humanos. Sua luz continuará a brilhar em cada vida que tocou, deixando um legado eterno de amor e educação.

O Florence continua sua missão de gerar e difundir conhecimento, agora com a presença de Dona Teresinha como um farol de inspiração. Que sua história seja eternizada como parte integrante da nobre linha do tempo dessa instituição que tanto orgulha São Luís.

Notícias Relacionadas