Instituto Florence de Ensino Superior Celebra 24 Anos de Comprometimento com a Educação e a Sociedade Maranhense

Graduação | 16/02/2024

Hoje, 16 de fevereiro, o Instituto Florence de Ensino Superior completa 24 anos de uma jornada dedicada ao ensino e à formação profissional no Maranhão. Sob a liderança da família Barbosa Gomes e com a direção-geral da enfermeira e professora doutora Rita Ivana Barbosa Gomes, o Instituto tem deixado uma marca indelével na história da educação profissional na região, especialmente por seu compromisso em incluir socialmente jovens e adultos no mercado de trabalho desde sua fundação.

O Florence estabeleceu metas ambiciosas, visando gerar e disseminar conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências, habilidades e, acima de tudo, princípios éticos e humanos. Ao longo dos anos, mais de 25 mil profissionais foram preparados para enfrentar as demandas da sociedade, carregando consigo o distintivo de qualidade representado pelo “SELO FLORENCE”.

A história de sucesso teve início com sua primeira turma no curso técnico em Enfermagem, expandindo-se posteriormente para oferecer uma gama diversificada de serviços à comunidade maranhense. O reconhecimento desse trabalho incansável foi destacado quando o Instituto foi selecionado pelo Ministério da Saúde para executar o PROFAE, um programa de formação que se tornou referência mundial em qualificação de profissionais de saúde.

Em 2006, o Florence obteve autorização do Ministério da Educação para oferecer cursos de graduação, iniciando com sucesso as atividades dos cursos de Enfermagem e Farmácia, que se tornaram referências no ensino em saúde. A partir de então, o Instituto expandiu suas ofertas para incluir cursos de pós-graduação e pleiteou autorização para cursos em diversas áreas estratégicas, sempre recebendo excelentes avaliações do MEC.

No entanto, por trás de todo esse sucesso, está a figura inspiradora de Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, fundadora e mantenedora do Florence. Originária do pitoresco povoado de Estaleiro, em Mirador, no sertão maranhense, Dona Teresinha deixou um legado brilhante de dedicação incansável à educação e ao bem-estar de sua comunidade. Seu compromisso inabalável permanecerá vivo nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Hoje, enquanto celebramos os 24 anos de conquistas do Instituto Florence de Ensino Superior, é impossível não reconhecer a importância vital de Dona Teresinha nessa jornada. Seu espírito visionário e sua paixão pela educação continuam a guiar e inspirar as gerações presentes e futuras. Que possamos honrar seu legado e seguir seu exemplo de dedicação e serviço à nossa comunidade. Parabéns ao Florence por mais um ano de excelência e compromisso com a educação no Maranhão.