Responsabilidade Social: Florence abraça comunidades ludovicenses com a oferta de serviços

Conheça um pouco do papel social da Faculdade Florence por meio dos resultados da CPA
CPA | 28/06/2021

A Faculdade Florence tem como um dos seus principais compromissos a Responsabilidade Social. Isso ocorre por meio da oferta dos mais diversos serviços, seja na área da saúde, como os atendimentos realizados por meio da Clínica-Escola de Odontologia, seja na área jurídica, com o Núcleo de Prática Jurídica. Essas ações permitem à Instituição abraçar comunidades carentes ludovicenses e cumprir sua missão junto à população local. Esta foi uma das dimensões avaliadas no relatório do triênio da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

De acordo com o relatório da CPA, em relação às ações afirmativas e políticas de acessibilidade, 46,2% dos que responderam à autoavaliação institucional consideram que são boas. Os níveis de aprovação em relação ao programa de assistência à saúde e política de ensino foram considerados “Bom” para 50% dos técnico-administrativos. Nas avaliações anteriores essa dimensão também era bem avaliada, sobretudo em razão das constantes atividades de extensão e responsabilidade social que a IES desenvolve nas comunidades menos favorecidas.

A sociedade civil se manifestou por meio de pesquisa de satisfação aplicada nas Clínicas-escola e no Núcleo de Prática Jurídica. Para mais de 70% dos participantes da pesquisa os serviços prestados estão satisfatórios, resultado semelhante aos coletados nos anos anteriores. “Cabe destacar que a IES participa da ‘Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular’, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior Particular (ABMES), certificado com Selo de Responsabilidade Social”, destacou a presidente da CPA, professora Ildoana Paz.

Serviços prestados

No tocante aos serviços prestados à comunidade luvovicense, a IES adotou, desde de 2010, três bairros periféricos que fica no entorno da Faculdade (Cambôa, Jaracatí e Liberdade) com ações de orientações à saúde, atendimentos na área jurídica com programas sociais específicos, chamado de Cidadão Defensor. “Outro ponto relevante é o projeto Viva Saúde, desenvolvido em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, em que os alunos do 9º período do curso de Direito realizavam treinamentos para formulação de pedidos de medidas protetivas, ajudando as mulheres que não conseguem redigir seu pedido”, complementou a presidente da CPA.

O projeto mencionado pela professora Ildoana foi estendido para atendimento na Clínica-Escola, com o objetivo de atender mulheres em situação de violência doméstica com lesão bucal para atendimento odontológico. “Foram atendidas entre março de 2018 até o final do ano de 2020 cerca de 260 mulheres”, acrescentou a professora.

Mais de 4 mil atendimentos por semestre

De forma concomitante, a Instituição também realiza atendimento nos espaços do Programa Viva Cidadão, em parceria com o Governo do Estado, em que os alunos dos cursos da área da saúde e Direito desenvolvem serviços de orientação jurídica e da saúde: aferição de pressão, testes de glicemia, orientação nutricional, farmacoterapêutica e jurídico. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, totalizando um quantitativo médio, em torno de 650 a 800 atendimentos mensais.

Em continuidade ao programa de responsabilidade social, a IES realiza atendimento odontológico para pessoas de vulnerabilidade social dos bairros próximos ao centro histórico, iniciando-se com uma triagem em que os pacientes passam pela equipe da Enfermagem, da Nutrição e Fisioterapia, antes de ser encaminhado ao atendimento odontológico. Em média são atendidas 3600 pessoas por semestre”, complementou Ildoana Paz.

Essas são apenas algumas das ações da Instituição em termos de Responsabilidade Social, que se estendem pelos seus 10 cursos de graduação em projetos de pesquisa e extensão. As divulgações dos mesmos são rotineiras e podem ser acompanhadas pelo site institucional.

Clique aqui para saber mais sobre a CPA!

Clique aqui para entender o papel dos membros da CPA!

Clique aqui para conferir medidas importantes durante a pandemia adotadas através da CPA!

CPA: Avaliar para transformar