Cerimônia do Jaleco marca momento importante para alunos de Odontologia da Florence

Cerimônia foi organizada pelo Centro Acadêmico do curso de Odontologia
Graduação | 17/12/2021

Vestir o jaleco pela primeira vez está entre as melhores sensações que o novo acadêmico pode sentir. Na última segunda-feira (13), os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Florence vivenciaram esse sentimento com a realização da Cerimônia do Jaleco.

Uma tradição dos cursos da área da saúde, a Cerimônia do Jaleco simboliza o compromisso dos alunos com sua formação e principalmente com a saúde de seus futuros pacientes. Dessa forma, a celebração é o momento durante o qual o estudante se compromete em cumprir com eficiência suas responsabilidades profissionais e aprendem a utilizar de forma correta o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Pedro Mateus, que é discente do curso de Odontologia da Faculdade Florence e presidente do Centro Acadêmico do curso (CAOFF), fez a abertura do evento. “É com muita satisfação e alegria que nós, do Centro Acadêmico, vos recebemos nesta cerimônia do jaleco, coroando este início de trajetória acadêmica e profissional dos nossos calouros, que, com toda a certeza, é compartilhada com todos que aqui estão”, conta.

Vivian Coelho, atual vice-presidente do CAOFF e aluna do sétimo período, explicou aos novos alunos a importância do Jaleco. “É um momento de transição de vocês. Momento que vocês sentem realmente ser do nosso curso de Odontologia, portando um dos símbolos mais importantes da área da saúde que é o Jaleco. A cerimônia de hoje tem um grande peso, porque é a nossa primeira cerimônia após a pandemia. Imagino que muitos de vocês ficam ansiosos para usar o jaleco, tirar fotos e afins, mas esse material deve ser usado somente em ambiente clínico, justamente para proteger vocês e aqueles que os cercam das contaminações iminentes. Tenho certeza que aprenderão com maestria na Faculdade Florence. A caminhada é longa, mas o destino que os aguarda é incrível”, afirma.

Sabrina de Oliveira, aluna do primeiro período de Odontologia, escolhida como oradora da turma, contou a emoção de estar vivenciando a cerimônia do jaleco. “É uma honra poder estar falando nessa tarde inesquecível, durante a nossa cerimônia do Jaleco. Uma tarde que materializa o ingresso nessa jornada pelo nosso sonho. O jaleco é um EPI primordial que representa a nossa atuação na área da saúde. O jaleco representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade, o respeito, a empatia, o cuidado e o amor com a saúde. Essa cerimônia representa o compromisso que nós firmamos com a formação profissional, ética e responsável. A vocação e o nosso amor pela Odontologia são a força motriz da nossa trajetória. A nossa união, respeito e todos os momentos que passamos juntos na sala 301 são o que torna esse momento ainda mais especial e importante para todos nós”, revela.

Após os discursos, os familiares dos discentes vestiram os calouros de Odontologia com o jaleco. Em seguida, de pé, com os braços direitos estendidos, os alunos fizeram o juramento de compromisso com a futura profissão.

Finalizando a cerimônia, o coordenador do curso de Odontologia da Florence, Rafael Nunes deixou uma mensagem aos familiares presentes. “Eu estou muito feliz que os parentes estão aqui. Apoiem esses garotos que estão entrando. É uma vida nova que determinará o futuro deles. Tem que apoiar, lutar, estar junto.  Vocês que estão recebendo o jaleco hoje, sejam gratos àqueles que estão entregando o jaleco a vocês. Eu sou muito grato ao meu pai, minha mãe e irmãos. Eles foram fundamentais para eu poder me formar. Quando eles derem para vocês o material, sejam mais gratos ainda. Eles estão investindo em vocês. E que vocês honrem esse investimento. Boa sorte, sejam muito bem-vindos. Contem comigo”, finaliza.

Esta cerimônia simboliza para os estudantes apenas a primeira de muitas vitórias, por isso a Florence destaca a importância desse momento e deseja a todos os novos estudantes uma linda trajetória. Contem sempre conosco!

Estude Odontologia na Florence

Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de bolsas de mérito acadêmico*.

curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. A graduação apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso, é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Inscreva-se agora mesmo!

*Confira todas as regras da seleção.